Confirmado como substituto do Gol ainda em novembro do ano passado, o Volkswagen Polo Track acaba de receber uma série especial batizada de 1st Edition. Ela marca o início do caminho do hatch como modelo de entrada da marca, após 42 anos de reinado do Gol. A novidade será limitada a 1.000 unidades para toda a América do Sul e, no Brasil, está custando R$ 88.990.
O novo Volkswagen Polo Track 1st Edition começa a chegar nas lojas da marca a partir da última semana de fevereiro. A versão convencional do hatch parte de R$ 79.990 e, pelo preço R$ 9.000 maior, os compradores da edição limitada levarão alguns itens exclusivos por dentro e por fora.
O principal destaque por fora é a pintura Vermelho Sunset com a faixa preta no tampão do porta-malas interligando as lanternas, além do teto pintado de preto. É o mesmo esquema de pintura do Gol Last Edition, série especial que marcou o final da produção do veterano hatch após mais de quatro décadas de produção em Taubaté (SP), de onde o Polo Track está saindo hoje.
O preto contrastante também aparece na capa dos espelhos retrovisores externos e nas maçanetas das portas. Mesmo se tratando de uma série especial, o Polo Track 1st Edition ainda sai de fábrica com rodas de aço de 15 polegadas, mas as calotas tradicionais foram pintadas de preto brilhante. Ainda na parte externa, o hatch recebe emblema comemorativo aplicado nas colunas C. A inscrição "1st Edition" também aparece na base das portas.
Por dentro, o carro recebe soleiras de alumínio e bancos inteiriços com costuras vermelhas e a inscrição "1st Edition" nos encostos de cabeça. Os tapetes também têm a inscrição alusiva à versão. A cabine ainda conta com uma placa da edição limitada com a numeração da unidade, localizada ao lado direito do painel, que possui acabamento preto. O habitáculo tem detalhes cromados nas saídas de ar-condicionado e na base do câmbio, e nova manopla de câmbio.
Entre os itens de série do Volkswagen Polo Track 1st Edition, vale destacar volante multifuncional, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travamento elétrico, rádio com quatro alto falantes, tomada USB tipo C e chave canivete com controle remoto. Entre os equipamentos de segurança, a série especial já traz quatro airbags, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade, ISOFIX, alerta de afivelamento de cinto de segurança para todas as posições e bloqueio eletrônico do diferencial.
A mecânica é a mesma do Polo Track normal. Ele traz sob o capô o motor 1.0 MPI flex de três cilindros, o mesmo que equipava o Gol e ainda aparece no Polo MPI reestilizado. São 84 cv e 10,3 kgfm de torque, trabalhando exclusivamente com um câmbio manual de cinco marchas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop