O Citroën C3 Aircross segue em desenvolvimento e os flagras estão sendo cada vez mais comuns no exterior. Depois de ter sido visto rodando anteriormente na Índia, a nova geração do utilitário foi colocado dessa vez pela marca francesa para ser testado na neve no rigoroso inverno da Suécia, algo comum nessa fase de desenvolvimento. Curioso que o modelo estava acompanhando até de uma Fiat Toro em plena Europa.
Antes de mais nada, vale dizer que o modelo flagrado no norte da Suécia parece um tanto maior do que o C3 Aircross comercializado atualmente no mercado europeu – e que recebeu sua última uma atualização visual no início de 2021. A próxima geração do SUV compacto deverá contar com a atual plataforma CMP da Stellantis utilizada em diversos modelos, à exemplo do atual Peugeot 2008 europeu, que foi visto também recentemente em testes (o SUV receberá uma leve reestilização). No entanto, a novidade será mais voltada mais a mercado emergentes, sendo o segundo modelo do projeto C-Cubed.
Mas falando especificamente do novo C3 Aircross, a unidade flagrada traz uma camuflagem que disfarça bem suas linhas, mas já podemos conferir alguns detalhes. Os faróis manterão a atual linha de design dividido, com as luzes diurnas posicionadas logo acima e os faróis principais logo abaixo. Ao menos na unidade fotografada, ele tinha lâmpadas halógenas. Ele terá uma grade frontal dividida na altura dos faróis principais, trazendo duas tomadas de ar. Na parte traseira aparecem parte das lanternas, que arriscamos dizer que terão o mesmo desenho retangular da linha C3.
Podemos esperar ainda para-lamas mais pronunciados com as tradicionais molduras plásticas nas caixas de roda, além de um design mais próximo ao de um SUV típico do que um monovolume – algo seguido pelo atual C3 Aircross europeu e a antiga versão brasileira, descontinuada há dois anos. Com a nova geração podemos esperar um comprimento que passe um pouco dos 4 metros, vindo com uma boa distância entre-eixos e balanço dianteiro e traseiro mais curtos, favorecendo assim o espaço interno. Para efeito de comparação, o C3 hatch vendido no Brasil tem 3.981 mm de comprimento.
Como parte do projeto C-Cubed, o novo Citroën C3 Aircross será um SUV compacto posicionado acima do C3 hatch e com capacidade para levar até 7 pessoas. Em relação à motorização, a imprensa indiana diz que o C3 Aircross local usará motor 1.2 turbo a gasolina com cerca de 110 cv. Já o câmbio poderá ser manual de 5 ou 6 marchas ou automático. O pequeno SUV é maior e mais pesado que o hatch, por isso existe a expectativa dele ser equipado com o motor 1.0 turbo da Stellantis de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque.
Além da Índia, o novo C3 Aircross deverá ter produção na fábrica de Porto Real (RJ) junto do C3, cujo lançamento é esperado para acontecer ainda este ano, no mais tardar no início de 2024.
Fonte: CarPix
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