Aos poucos a Audi vem fazendo sua transição para a mobilidade elétrica, já que alguns modelos da marca serão descontinuados, à exemplo do R8 com seu motor V10 e também o cupê TT RS. Caso você não se lembre, todos os carros lançados pela Audi a partir de 2026 serão puramente elétricos, mas antes disso acontecer, a fabricante quer dar um fim digno aos seus carros a combustão de alto desempenho. Ou seja, podemos nos preparar para modelos RS surpreendentes.
Quem antecipa que os últimos Audi RS fecharão o ciclo dos carros a combustão da marca com chave de ouro é o próprio chefe de design da Audi, March Lichte. Durante entrevista à revista Top Gear, o executivo foi perguntado sobre os planos para carros a gasolina que atraem os entusiastas, questão que Lichte aproveitou para exaltar o final da linhagem RS para os motores a combustão.
"Eu prometo a você, tanto os carros elétricos quanto a combustão serão impressionantes. Especialmente os modelos a combustão RS de última geração, eles serão bem... alucinantes".
O chefe de design da Audi acabou não entrando em detalhes, já que a entrevista para a publicação britânica tinha como tema principal os veículos elétricos. Mas voltando aos carros de alto desempenho da linha RS, já sabemos que as próximas peruas RS4 Avant e RS6 Avant vão vir na próxima geração com motores híbridos plug-in sob o capô, já que os carros a combustão “puros” (sem qualquer tipo de eletrificação) com emblema RS estão com os dias contados. Isso porque, além do R8 e TT RS, o RS Q3 e RS Q3 Sportback devem abandonar seu famoso motor cinco cilindros turbo após esta geração.
Falando um pouco de elétricos, a Audi revelou em 2021 o conceito A6 E-Tron, que nas palavras do executivo é uma prévia “muito concreta” do carro de produção que virá depois, mantendo assim 90% do design. Tempos depois a marca apresentou a versão perua do protótipo, chamada de A6 Avant E-Tron, que também adianta muito do desenho esperado para a versão de produção. Marc Lichte mencionou ainda que uma versão widebody (com carroceria alargada) está em andamento para um RS6 E-Tron, que contará ainda com rodas maiores e para-choques mais largos.
Por fim, o responsável pelos designs da Audi disse que o A6 E-Tron, o Q6 E-Tron e os futuros modelos RS elétricos já foram apresentados internamente durante uma reunião em Berlim com 1.000 gerentes. A reação deles? "Eles enlouqueceram quando viram as imagens e os modelos no palco".
Fonte: Top Gear
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Cor mais copiada, Nardo Grey vira série especial para os Audi S6 e S7
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
BMW M5 Touring vs Audi RS 6, duelo das super peruas esportivas
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Audi RS6 Avant GT é perua inspirada em carro de corrida clássico e limitada
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Audi RS 6 Avant Performance, de 630 cv, chega em 2024 por R$ 1.193.990