Enquanto o lançamento da Ford Ranger convencional é bastante aguardado no Brasil e na Argentina, clientes da picape no país hermano já têm motivos de sobra para comemorar. Isso porque a Ford acaba de lançar a nova geração da Ranger Raptor, que felizmente vai desembarcar na região em sua configuração mais potente disponível, com quase 400 cv.
As versões convencionais da nova geração da Ford Ranger serão feitas na fábrica da Ford em General Pacheco, na Argentina, enquanto a versão esportiva da picape média chega agora importada da Tailândia. A marca do oval azul confirmou que as vendas da novidade começarão somente daqui quatro meses, ou seja, em maio. Na geração anterior, a Ranger Raptor contava com um motor 2.3 biturbo diesel de 213 cv, que já na época era considerado um tanto fraco para uma caminhonete de proposta mais esportiva. Mas agora o jogo virou.
A Ranger Raptor de nova geração vai estrear no mercado argentino em sua versão mais potente disponível no mercado global, já que vai ostentar debaixo do capô um motor turbo V6 3.0 EcoBoost a gasolina que rende nada menos do que 397 cv de potência e 59,4 kgfm de torque, configuração essa comercializada até então na Austrália e África do Sul. Essa configuração é mais potente até do que a versão europeia, que traz o mesmo motor V6 EcoBoost, mas com uma calibração mais mansa por conta das normas de emissões mais rígidas, com 288 cv e 50 kgfm.
Desta forma, a nova Ranger Raptor será a picape mais potente da Argentina, superando inclusive a Volkswagen Amarok V6 3.0 turbodiesel, que até então detinha o título com seus 258 cv e 56,1 kgfm de torque. A nova geração da picape da Ford supera com muita superioridade também antiga, com uma diferença de 184 cv e 8,4 kgfm. A transmissão é uma automática de 10 marchas com conversor de torque, enquanto a tração vem com um sistema 4x4 permanente, usando uma caixa de transmissão controlada eletronicamente.
A nova Ford Ranger Raptor inclui ainda um seletor de modo de condução com quatro opções de terreno e mais quatro escolhas para o som do motor. As opções de terreno são as convencionais, escolhendo entre Normal, Escorregadio, Lama e Pedra. Já o seletor para o som do motor usa um controle eletrônico para o escapamento, podendo trabalhar no modo Normal, Sport, Baja e Quiet. No modo Baja ativado, a picape traz um sistema anti-lag usado no Focus ST e no Ford GT, que mantém os turbos rodando por até 3 segundos ao retirar o pé do acelerador na entrada em uma curva, garantindo assim mais força no momento de retomar a aceleração na saída da curva.
Falando do visual, a Ranger Raptor traz estilo mais parrudo com a nova identidade da picape, se diferenciando pela grade frontal com o nome “FORD” por extenso como a F-150 Raptor, bem como faróis de LED Matrix, rodas exclusivas aro 17” calçadas com pneus todo-terreno, alargadores de para-lamas e escapamento esportivo. Por dentro, o destaque fica por conta do volante com costuras laranja e a inscrição “Raptor” na base, bancos esportivos com inspiração em caças militares, aletas atrás do volante feitas de magnésio e detalhes em laranja nas costuras e molduras das saídas de ar.
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