Nova RAM 1200: futura picape média nacional é flagrada em testes na neve
Lançamento deverá acontecer ainda neste ano, com produção na fábrica de Goiana, Pernambuco
Os trabalhos em torno do desenvolvimento da nova picape RAM para o Brasil seguem sendo tocados a todo vapor dentro da Stellantis. Além dos testes realizados nacionalmente, a equipe de engenharia do grupo tem levado protótipos para o exterior e realizado bateria de provas na neve, conforme revelam as imagens deste flagra. O modelo aparece ainda bastante camuflado, mas aos poucos revela detalhes como porte e altura em relação ao solo.
Conhecida internamente pelo codinome 291, a nova picape será construída sobre a plataforma Small Wide 4×4 e, portanto, dividirá diversos elementos estruturais com os modelos Jeep Compass, Jeep Commander e Fiat Toro. Não à toa, será produzida na mesma fábrica dos primos: o complexo industrial de Goiana, em Pernambuco. O porte, no entanto, será superior, já que a arquitetura será alongada para garantir tamanho de picape média.
Galeria: RAM 1200 - Flagra na neve
Na prática, a caminhonete ficará posicionada acima da Toro e abaixo da RAM Classic, rivalizando diretamente com as médias do mercado - leia-se Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 e companhia. Diferente das rivais, a construção será do tipo monobloco e acompanhará o esquema já visto nas menores Toro e Ford Maverick, por exemplo.
A concorrência usa estrutura de carroceria sobre chassi, bem mais robusta, mas a RAM acredita que não será necessário seguir por esse caminho. O Commander, por exemplo, tem estrutura monobloco e disputa clientes em pé de igualdade com rivais do segmento D de SUVs que usam chassi, como Toyota SW4 e Mitsubishi Pajero.
Embora seja informalmente chamada de 1200, a picape 291 ainda não teve nome oficial revelado. Especulações indicam que a RAM poderá adotar o batismo numérico, seguindo o padrão dos modelos maiores, ou ainda resgatar a alcunha Dakota, usada anos atrás em conhecida picape da Dodge.
Sob o capô, serão adotados motores turbodiesel e turboflex. A tração será 4x4, com acionamento eletrônico. O câmbio automático de 9 marchas usado pelos diversos produtos da Stellantis também é dado como certo. O lançamento é aguardado ainda para este ano, tendo em visto o ritmo adiantado do projeto.
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Fonte: Automedia
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