No começo de 2022, testamos a nova geração do BMW M3 Competition, que sem dúvidas foi um dos esportivos mais divertidos que já passaram pela redação do Motor1.com Brasil. Um ano depois, a marca bávara revela uma receita ainda mais empolgante do esportivo de quatro portas: o BMW M3 CS, que segue a tradicional linhagem da família de adicionar mais potência e reduzir peso.
Os engenheiros da BMW fizeram seu devido trabalho e revisaram o motor 6-cilindros em linha 3.0 biturbo da família S58 para chegar aos 550 cv, números superiores ao M3 Competition que tem 510 cv. Já o torque de 66,3 kgfm permanece igual ao do M3 Competition. O que não muda é que, assim como o antigo M3 CS da geração F80, a nova geração G80 vem equipada somente com transmissão automática de 8 marchas, com a diferença de ter tração integral xDrive, enquanto o anterior era somente tração traseira. No entanto, há opção de deixar o novo M3 CS um esportivo de tração traseira de forma eletrônica.
Com a força extra, a BMW garante que o M3 CS pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos ou dois décimos de segundo antes do Competition xDrive. A nova configuração traz ainda o M Driver's Package, que permite o sedã alcançar a velocidade máxima de 303 km/h – limitada eletronicamente.
O novo M3 CS também passa a ter o motor 6-cilindros mais potente da história da fabricante, sendo o mesmo propulsor do cupê M4 CSL. O novo M3 CS também passou pela tradicional dieta dessa variante, perdendo assim 34 kg graças ao uso de plástico reforçado com fibra de carbono. A BMW aplicou o material em diversas partes do carro, como capô, splitter dianteiro, entradas de ar, capas dos retrovisores, além também do difusor traseiro e no spoiler da tampa do porta-malas.
Outras partes também receberam o material mais leve e resistente, como o próprio teto. O interior não passou “ileso” da dieta e assim o felizardo proprietário de um M3 CS encontrará o material com fibra de carbono também nas aletas de trocas de marcha atrás do volante e também no console central e frisos. O modelo tem ainda outras cartas na manga para a redução de peso como o silenciador traseiro de titânio e um par de bancos dianteiros tipo concha feito de fibra de carbono.
O sedã abriu mão ainda de algumas comodidades, à exemplo das saídas de ar traseiras e comandos do ar-condicionado. O M4 CSL nem bancos traseiros, mas obviamente isso não faria sentido num sedã de quatro portas como o M3 CS. Apesar disso, rivais como o Jaguar XE SV Project 8 apostaram em trazer apenas 2 lugares mesmo com uma carroceria três volumes. Tanto o M3 CS da geração anterior quanto o maior M5 CS contavam com assentos atrás, embora o último tenha eliminado o banco tradicional para dar lugar a dois assentos individuais com maior apoio lateral.
Falando de design, o M3 CS continua com sua enorme grade duplo rim um tanto polêmica. Em vez de ser preenchida com os frisos horizontais, ela traz o mesmo desenho do M4 CSL, assim como o contorno vermelho e o para-choque dianteiro. O capô mostra seu acabamento em fibra de carbono, enquanto os faróis com luzes diurnas amarelas remetem ao M4 CSL, M5 CS e a carros de corrida da marca. Além da chamativa cor Signal Green das imagens, o esportivo tem também no catálogo as cores Black Sapphire e Brooklyn Grey metalizadas, juntamente com a cor Frozen Solid White Individual.
Rodas forjadas de 19 polegadas na dianteira e 20 polegadas na traseira completam o conjunto, podendo ser pintadas de preto fosco ou bronze. Esse jogo de rodas pode calçar (opcionalmente sem custo) pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, que medem 275/35 ZR19 e 285/30 ZR20, respectivamente. Apesar da proposta mais esportiva desta versão os freios são os mesmos de antes, com a BMW cobrando um valor à parte para a adição de freios de carbono cerâmica.
Por dentro, o destaque são os bancos dianteiros elétricos e aquecidos que ostentam logotipos "CS" iluminados, cujo acabamento é de couro Merino com detalhes em vermelho Mugello. Há ainda soleiras das portas com o emblema "M3 CS", volante revestido em Alcantara e as famosas cores M (azul, vermelho e branco) nos cintos de segurança.
A BMW afirma que o novo M3 CS terá produção limitada, embora não revele quantos serão fabricados – algo que será iniciado a partir de março. Pela lógica, deverá ser menos exclusivo que o M4 CSL, que terá apenas 1.000 unidades produzidas no mundo. Nos Estados unidos, o novo M3 CS vai sair por nada menos do que US$ 118.700.
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