Enquanto o futuro do Classe A Sedan está cada vez mais nebuloso, o Mercedes-Benz CLA deve continuar como uma das opções mais baratas da marca. O cupê de quatro portas teve seu visual renovado, ganhando mais tecnologia e com uma atualização na motorização. O facelift chega não só para as versões normais como também para as configurações esportivas, porém ainda sem uma data para estrear no Brasil.

Como porta de entrada do Mercedes-Benz CLA 2024 está a versão CLA 180 com tração dianteira e o motor 1.3 turbo feito em parceria com a Renault, com 136 cv, subindo para 163 cv na variante CLA 200, ambos usando uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas. É combinado a um sistema híbrido-leve, usando um gerador para ajudar um pouco na hora de ligar o veículo e permitindo que o sedã desligue o motor a combustão por alguns segundos enquanto estiver em movimento.

Galeria: Mercedes-Benz CLA 2024

Logo acima está a versão CLA 220, que troca o motor 1.3 por um 2.0 turbo de 190 cv, ou de 224 cv na variante 250. Dependendo do mercado, tem tração dianteira ou a integral com o sistema 4Matic. Existem também as configurações 250e, estas com o motor 1.3, porém com um sistema híbrido plug-in, entregando uma potência combinada de 218 cv e que promete fazer até 125 km/litro.

Os veículos recebem uma frente atualizada, adotando um novo padrão para a grade usando pequenos pontos. O para-choque também foi redesenhado, com uma imitação de passagem de ar nas laterais da peça. Os faróis tem um desenho interno modificado, ainda usando uma linha em LED para iluminação diurna na borda. Na parte traseira, recebeu um difusor novo.

No interior, o CLA agora vem de série com duas telas de 10,25 polegadas lado a lado, para o painel de instrumentos e para a central multimídia. O sistema MBUX agora tem novos estilos, chamados Classic, Sporty e Discreet. O volante recebe acabamento em couro Nappa e pode ter aquecimento como opcional. Tem novos materiais como peças que imitam carbono preto, madeira de linho com poros ou microfibra marrom. O sistema de som da Burmester ganha função Dolby Atmos e continua como opcional.

O pacote de sistemas de estacionamento também é de série, com câmera de 360°. O kit opcional de assistências foi atualizado para melhorar o controle do volante ao usar o assistente de permanência em faixa.

Os esportivos AMG CLA 45 e CLA 45 S também foram renovados. O CLA 35 adota a tecnlogia híbrida-leve de 48 volts que está nas outras versões do cupê, porém continua entregando 306 cv, só que agora usa uma transmissão de dupla embreagem de 8 marchas.

Galeria: Mercedes-AMG CLA 2024

Para quem quer algo mais potente, o CLA 45 S agora conta com 421 cv de potência e o torque subiu para 51 kgfm. Mesmo com esta mudança, a Mercedes-Benz diz que o cupê de quatro portas continua a acelerar de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, enquanto o CLA 35 aumenta este tempo para 4,9 s.

Os modelos AMG também mexeram no design, alterando faróis, lanternas e grade dianteira, esta última com aletas verticais. O 45 S pode receber um pacote chamado AMG Aerodynamics Package Plus, que adiciona um spoiler traseiro fixo. A versão 35 tem três opções de rodas novas de 18 ou 19 polegadas, enquanto o 45 vem de série com 19 polegadas.

Como já era mais equipado, o Mercedes-AMG CLA teve apenas mudanças de acabamento no interior, com novas opções de estofamento que mistura cinza Sage com preto MB-Tex, ou uma combinação de couro preto e vermelho como opcional.

O Mercedes-Benz CLA 2024 começará a ser vendido na Europa em breve e os preços ainda não foram divulgados. Alguns mercados como Estados Unidos receberão o cupê no final do ano. Como o carro vem importado da Hungria, o lançamento por aqui deve demorar muito.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com