O Hyundai Kona teve sua segunda geração revelada no final do ano passado, quando passou a adotar a nova linguagem de design da marca sul-coreana, caracterizada principalmente pela barra de LED frontal. Agora a Hyundai acaba de revelar mais detalhes do pequeno SUV para a Coreia do Sul, como equipamentos e também sua motorização.
Para quem não conhece o Kona, ele faz o papel do Creta em mercados como o da Europa e os Estados Unidos, se posicionado como um SUV compacto de perfil mais urbano. Nesta nova geração ele cresceu 145 mm e agora tem seus 4.350 m de comprimento, com sua largura ficando em 1.825 mm e a sua altura em 1.580 mm - desde que equipado com rodas aro 17. Essas medidas são das versões a combustão e híbrida, mas o elétrico não deve mudar muito, já que compartilham a mesma plataforma.
Embora tenha feito mistério acerca da motorização inicialmente, a Hyundai não promoveu grandes mudanças. Tanto que continua na gama os modelos a combustão com o motor a gasolina 2.0 naturalmente aspirado de 149 cv e 18,3 kgfm de torque, que vem sempre com um câmbio automático CVT. Logo acima continua a opção de motor 1.6 turbo a gasolina, que entrega seus 197 cv de potência e 27 kgfm de torque, mas aqui combinado a uma transmissão automática de 8 velocidades.
Para quem busca um motor eletrificado, a Hyundai oferece o Kona com motor 1.6 híbrido que, segundo a própria montadora afirma, fornece “aceleração impressionante e alta eficiência”. A potência combinada do conjunto híbrido, que junta o 1.6 a gasolina a outro motor elétrico, fica em 140 cv, enquanto o torque é de 27 kgfm. A transmissão é diferente dos modelos a combustão: traz uma caixa automatizada de dupla embreagem de 6 marchas.
No pacote de equipamentos, a marca sul-coreana destaca itens como bancos com ajuste elétrico e memória, carregador de smartphones por indução (sem fio), bem como atualizações via internet (OTA) e tecnologia NFC que, de acordo com a Hyundai, transforma o smartphone ou smartwatch em uma chave digital. Há ainda o novo par de telas digitais de 12,3 polegadas, que felizmente mantém os botões físicos para comandos usados com frequência, como o de volume do rádio, por exemplo.
Ainda na cabine, o novo seletor de marchas na coluna abriu espaço para novos porta-objetos no console central. O interior conta também com diferentes opções de acabamento e luz ambiente. Além disso, a Hyundai garante que o SUV compacto tem o melhor espaço para os ombros da categoria para quem vai sentado no banco traseiro, além de ter uma tampa do porta-malas elétrica programável, que permite os donos escolher a altura de abertura e até mesmo a velocidade de abertura ou fechamento.
Graças ao material adicional de isolamento acústico, vidro duplo com isolamento acústico no para-brisa, carpetes mais espessos e pneus com redução de ruído, o Kona também está mais silencioso a bordo, segundo a marca. A Hyundai vai anunciar mais detalhes da versão global do Kona em março, data que também está marcada para ser revelada mais detalhes do Kona EV, a configuração 100% elétrica do SUV compacto.
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