O novo Nissan Sentra 2024 está prestes a estrear no Brasil. Prova disso é que a nova geração do sedã foi flagrada rodando em plena Marginal Pinheiros em São Paulo (SP) em plena luz do dia em gravação de sua campanha publicitária, bem como outros materiais de divulgação. O sedã médio deu as caras em uma unidade branca e vem para somar no segmento que tem hoje Toyota Corolla e Chevrolet Cruze – e que em breve também ganhará o retorno do Honda Civic.
O flagra foi publicado pelo site WM1, que recebeu as imagens registradas pela leitora Verônica Lima. Algumas das fotos mostram o sedã acompanhado de um Porsche Cayenne com câmeras, o que prova que seu lançamento está cada vez mais próximo por conta da produção de material de campanha de estreia. Em apuração exclusiva do Motor1.com feita na primeira aparição oficial do sedã no ano passado, descobrimos que ele será lançado agora em janeiro.
Falando da unidade flagrada, o sedã apareceu com rodas de acabamento diamantado e carroceria branca combinada a um teto pintado de preto, algo que denuncia que a Nissan vai oferecer opção de teto bicolor para o sedã médio, em uma estratégia similar ao do Kicks. Além disso, a unidade fotografada é da versão topo de linha Advance, ou seja, a mais equipada, já que na unidade é possível perceber o sistema de câmeras com visão 360º. Em material vazado que publicamos no começo de dezembro, acabamos sabendo quais as versões que serão vendidas no Brasil: Sense, Advance e Exclusive.
Além disso, acabaram vazando também os equipamentos de cada versão. O Sentra Sense já virá com rodas de liga-leve de 16 polegadas, assistente de partida em rampas, iluminação diurna em LED, retrovisores laterais com ajuste elétrico, banco do motorista com ajuste de altura, volante multifuncional, tela TFT de 7” para o computador de bordo, chave presencial, ar-condicionado, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de cruzeiro, central multimídia com tela de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som com seis alto-falantes e seis airbags.
Já o Sentra Advance, versão intermediária do sedã, contará com rodas de liga-leve de 17 polegadas, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos e volante em couro, ajuste elétrico para o assento do motorista e frenagem automática de emergência com alerta de colisão.
Já o topo de linha Sentra Exclusive, que foi a versão flagrada, somará ainda aquecimento e rebatimento para os vidros laterais, piloto automático adaptativo, retrovisor eletrocrômico, apoio de braço central, navegador por GPS, sistema de som premium com 8 alto-falantes, teto solar, câmera 360°, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa e partida remota do motor.
O material que recebemos mês passado apontava que o Sentra Sense 2024 custaria R$ 143.490, subindo para R$ 153.590 na variante Sentra Advance e R$ 179.890 no topo de linha Sentra Exclusive. Vale lembrar que este material não é oficial e os preços podem mudar no lançamento. O material indicava ainda pré-venda para 15 de janeiro, algo que ainda não ocorreu até o momento.
Nesta nova geração, o novo Sentra 2024 é feito com base na plataforma modular CMF-C/D, versão para modelos médios do grupo Renault-Nissan-Mitsubishi. Em relação ao porte, são 4,64 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 1,45 m de altura e 2,71 m de entre-eixos. Comparando a novidade com o modelo antigo, o sedã cresceu um pouco e ficou 1 cm mais comprido, 5 cm mais largo e 5 cm mais baixo. De contrapartida, o porta-malas perdeu espaço: caiu de 503 para 405 litros.
Novo Nissan Sentra em prévia no ano passado
O que não muda é que o novo Sentra 2024 continuará sendo importado do México. A ficha técnica obtida pelo Motor1.com indica ainda que será mantido o motor 2.0 16v aspirado de 140 cv como o modelo anterior, mas sendo abastecido apenas a gasolina. Vale lembrar que esse conjunto é uma versão mais moderna do antigo motor, com variador de fase para abertura das válvulas. Nos mercados norte-americano e mexicano, este mesmo motor 2.0 entrega 151 cv e 20 kgfm de torque.
Outros dados apontam aceleração de 0 a 100 km/h feita em longos 12,4 segundos, enquanto o consumo deverá ficar na casa dos 9 km/litro na cidade e 11,3 km/litro na estrada. Por fim, o sedã médio vai adotar suspensão multilink no eixo traseiro.
Com o retorno do novo Sentra 2024, a Nissan voltará a contar com um sedã médio no mercado brasileiro depois de um hiato de pouco menos de dois anos. Podemos dizer que agora ele vai acabar assumindo o papel de sedã com design ousado que cabia ao Civic G10, já que o próximo Civic virá importado com motor híbrido, trazendo um estilo mais comportado e preço mais alto. Resta a Nissan aproveitar isso.
Fonte: WM1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nissan Sentra 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais