Não é exagero quando falamos que alguns segredos são bem guardados ao ponto de só aparecerem nas ruas quando já em uma fase final de desenvolvimento. Foi o que aconteceu com a VW Saveiro, que pela primeira vez apareceu camuflada e escondendo uma reestilização após anos de boatos. 

Antes do lançamento, hora de tirar as camuflagens com projeções. Renato Aspromonte, o OverboostBR, mais uma vez assumiu essa tarefa e nos apresenta essa imagem da nova VW Saveiro 2024, em sua provável versão Cross de cabine dupla. Com base no flagra publicado por nós, ele prevê como será a picape compacta que será apresentada ainda este ano como modelo 2024. 

 

Ainda não será agora que a Saveiro terá uma nova geração. A picape compacta ainda manterá sua plataforma e as mudanças serão basicamente estéticas - nem mesmo as 4 portas para a versão cabine dupla aparecerão neste momento. Os faróis mudarão pouco, não terão LEDs, isso se a VW não manter a mesma peça da atual. O que muda mesmo é o parachoque, com um estilo que remete aos SUVs como Nivus e Taos, mas sem a faixa preta e cromados para reduzir custos. O novo logo da VW será adotado, e a traseira terá no máximo uma leve mudança no parachoque e lanternas escurecidas, como aconteceu no Polo.

Se você está esperando pelo motor TSI na Saveiro, a notícia não é boa. A picape não deverá receber este motor pela complexidade (e custo) envolvido em colocá-lo nesta base, assim como a parte eletrônica. Isso aumentaria demais o preço final da picape e acabaria a aproximando demais da Chevrolet Montana, por exemplo, que é maior e mais moderna. Ficará com o 1.6 16v, recalibrado para o Proconve L7 com seus 106/116 cv e 15,4/16,1 kgfm de torque. 

Segundo a Quatro Rodas, é possível um câmbio automático de 6 marchas na Saveiro, configuração que já esteve com este motor no Gol, Voyage, Polo e Virtus. É uma forma de brigar com a Strada e seu CVT no motor 1.3 aspirado, que ganhou bastante espaço com esta opção. 

Em equipamentos, a Saveiro deverá receber controles de tração e estabilidade como itens de série, assim como uma versão abaixo da Cross e a aposentadoria das versões com cabine estendidas, mantendo apenas a cabine simples nas versões de entrada e a dupla para as mais caras. Por dentro, atualizações em bancos e acabamentos são esperados, assim como direção elétrica e novo sistema multimídia, mais moderno. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com