Semana Motor1.com: nova VW Saveiro 2024, Strada reestilizada 1.0 turbo e mais
Também teve flagra inédito do interior da nova geração da Ranger, regulamentação do pedágio sem cancela no Brasil e teaser do SUV da Honda
Para quem acha que o ano só começa após o carnaval, no mundo automotivo 2023 começou bem agitado – um prato cheio para mais um Semana Motor1.com. Nesta segunda semana de janeiro tivemos grandes flagras no Brasil, à exemplo do primeiro flagra da VW Saveiro 2024, que vai ganhar uma bela reestilização. Também tivemos flagra da nova Ford Ranger com inéditas fotos do interior.
Outro destaque foi a confirmação da nova Strada reestilizada e com motor 1.0 turbo por executivos da Fiat Argentina. No mercado internacional, a Honda revelou um teaser de um SUV compacto inédito para mercados emergentes. Novidade também para o pedágio sem cancela, agora regulamentado no Brasil e que já vai entrar em testes.
Flagra: Nova VW Saveiro 2024 reestilizada aparece pela primeira vez
A segunda semana de 2023 começou com o pé direito, já que recebemos um grande flagra da nova Volkswagen Saveiro 2024. As imagens que você vê aí foram enviadas pelo leitor Walther Nucci e mostram que a nova picapinha vai mudar consideravelmente para se atualizar frente a concorrência. As mudanças visuais ficarão concentradas na dianteira, que ganhará um para-choque totalmente novo inspirado nos últimos lançamentos da marca, como Polo Track e Taos. A picape deve manter o motor 1.6 MSI 16v com câmbio manual, sem previsão de caixa automática. Seu lançamento é esperado ainda para este ano, veja mais detalhes aqui.
Nova Ford Ranger: Flagra mostra interior pela primeira vez no Brasil
Eis aqui mais um flagra: a nova Ford Ranger. Essa não é a primeira vez que a picape aparece rodando em testes no Brasil, mas de contrapartida é a primeira vez que aparecem fotos do seu interior. As fotos foram publicadas pelos colegas da BF///MS, e revelam que a picape terá a enorme central multimídia de 12 polegadas em todas as versões, ou seja, a conectividade deverá ser a mesma nas configurações XL, XLT e Limited. Confira mais fotos e as diferenças entre a versão mais básica e topo de linha da picape.
Novo SUV da Honda para brigar com Creta e T-Cross ganha teaser
A Honda atualmente tem um catálogo de SUVs já considerável, mas a marca japonesa vai ampliar sua oferta nesse segmento com mais um SUV compacto. Isso porque a Honda revelou um teaser de um inédito SUV, que deverá ser destinado para mercados emergentes. A marca divulgou essa imagem na Índia, que será o primeiro mercado a receber a novidade, pois a marca não oferece um modelo deste porte (o HR-V não é vendido por lá). O nome pode ser Elevate, com motores 1.5 a gasolina e 1.5 diesel. Clique no link e veja mais detalhes desta novidade.
Fiat Strada ganhará novo design e motor 1.0 turbo no 2º semestre
A Fiat Strada vai mudar. Pois é, o carro mais vendido no Brasil em 2022 vai ganhar uma reestilização e até mesmo motor turbo, algo que foi confirmado por executivos da marca na Argentina. As mudanças ficarão focadas na dianteira, como para-choque e faróis, mas sem fugir da identidade visual vista no modelo atual. O interior não passará despercebido, pois vai ganhar uma nova tela para a central multimídia, trocando o display de 7” para adotar outro de 8,4 polegadas. Novidade ainda para o motor 1.0 turbo de até 130 cv, o mesmo do Pulse e Fastback, que finalmente vai chegar para a picape. Saiba mais detalhes e quando a picape estreia reestilizada por aqui.
Pedágio sem cancela já está valendo no Brasil
O sistema de cobrança de pedágio sem cancela já é uma realidade no Brasil, cuja lei foi sancionada em junho de 2022. Apesar disso o sistema livre de passagem (free flow) teve os detalhes de seu funcionamento regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito somente no final de dezembro, por meio da resolução 984. A primeira rodovia a receber o sistema será a BR-101, no trecho entre as cidades de Ubatuba (SP) e Rio de Janeiro (RJ), sob responsabilidade da concessionária CCR RioSP.
Para quem nunca ouviu falar desse sistema de pedágio sem cancela, ele é bem simples. Uma rodovia com esse sistema dispensa as praças de pedágio convencionais em favor de um conjunto de leitores de placas e emissores de radiofrequência para a leitura de tags de pagamento automático, que são usadas bastante hoje em dia. A vantagem é que o sistema pode cobrar por quilômetro rodado e também melhora o fluxo da via por não ter paradas ou redução de velocidade por dispensar as praças de pedágio. Entenda todos os detalhes dessa nova modalidade de cobrança de pedágio.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Strada líder e Kardian em alta: veja os carros mais vendidos em setembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 25 carros mais vendidos do Brasil em setembro até agora?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Picapes em agosto: Fiat Strada registra recorde de vendas