Um tempo sem ser visto nas ruas, o novo Volkswagen Virtus GTS voltou a ser flagrado rodando em testes em São Paulo. A última vez que tínhamos publicado um flagra do sedã reestilizado foi em outubro do ano passado, enquanto que a versão mais esportiva foi vista bem antes: em junho. A boa notícia é que o Virtus GTS deu as caras com menos camuflagem, dando indicações que pode ser revelado em breve.
Visualmente falando, o novo Virtus vai se diferenciar bastante do Polo nesta reestilização, tudo para deixar de ser apenas o “sedã do Polo” e ganhar um desenho mais autoral. As imagens foram enviadas gentilmente mais uma vez por Walther Nucci, que avistou o sedã nas ruas de São Paulo e também na rodovia Anchieta, próximo de São Bernardo do Campo (SP).
Falando especificamente do Virtus GTS, as imagens mostram que ele não contará com faróis de projetores como imaginávamos, embora ainda vá continuar com um conjunto óptico com iluminação full-LED. Além disso, os faróis ganharão um formato mais próximo do Nivus, outra forma de diferenciar o sedã do Polo. Enquanto as versões básicas do Virtus têm filetes horizontais na grade dianteira e na tomada inferior do para-choque, o Virtus GTS terá essas peças preenchidas com acabamento tipo colmeia. O para-choque também vai adotar aberturas mais amplas, enquanto os faróis de neblina devem ganhar novas molduras para diferenciar a versão mais esportiva.
Já as rodas serão de 18 polegadas, que contam com desenho inspirado no Polo GTI europeu antes da reestilização. É bom lembrar que elas eram opcionais quando a gama GTS estreou no Brasil, mas depois passaram a ser de série na última fase – algo que deverá ser mantido. A traseira aparece ainda bastante escondida, mas podemos notar pelos fotos feitas à noite que o sedã terá lanternas de LED com uma nova assinatura visual, ou seja, com arranjo interno inédito. O para-choque também será redesenhado, enquanto o discreto spoiler deverá ser mantido na tampa traseira.
Ainda não temos fotos nítidas do interior, mas por uma das imagens é possível visualizar que o painel de instrumentos 100% digital configurável será mantido. São esperadas melhorias no acabamento, inclusive no painel – o que poderá incluir superfícies mais agradáveis ao toque. Podemos esperar ainda por novos revestimentos nos bancos e mais equipamentos de série, como terá ar-condicionado automático digital, carregador wireless para smartphones, porta USB-C e frenagem automática pós-colisão, tudo afim de justificar o tal distanciamento que o Virtus terá do Polo, sobretudo nessa variante topo de linha e esportiva.
Debaixo do capô tudo seguirá como hoje. Assim, o Virtus GTS manterá o conhecido motor quatro cilindros turbo 1.4 TSI, que continuará entregando seus 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm de 1.400 a 4.000 rpm, sempre combinado ao câmbio automático de 6 marchas.
Com o VW Polo já lançado, a Volkswagen não deve demorar para lançar o Virtus, algo esperado para ser feito até fevereiro, pois o sedã aparece em testes há meses. Já o esportivo Virtus GTS deve aparecer um pouco depois, mas ainda no primeiro semestre.
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