Apresentada em julho de 2021, a Harley-Davidson Sportster S foi a segunda moto a utilizar o motor Revolution Max, propulsor que também equipa a aventureira Pan America. Após muito tempo de expectativa, a divisão brasileira da marca confirmou que a Sportster S será comercializada no Brasil também.
Até o momento, a empresa revelou apenas que a Harley-Davidson Sporster S chegará ao mercado nacional em algum momento do primeiro semestre de 2023, ainda sem data específica. A pré-venda terá início em 19 de janeiro e o valor anunciado foi de R$ 125.900. Nos EUA, ela parte de US$ 16.399, ou cerca de R$ 87,8 mil na conversão direta da moeda no momento.
A Harley-Davidson Sportster S revelada nos EUA trouxe um visual bem mais moderno, mesclando alguns elementos da Fat Bob, como o farol retangular, com linhas inspiradas nas motos “flat track” de competição, como a XR 750, algo que pode ser visto na dupla saída de escape elevada. Na frente, a roda de menor diâmetro com pneu largo lembra um pouco das antigas Sportster Forty-Eight com um um visual ao estilo Bobber.
O coração da nova Sportster S é o mesmo da Pan America. Ao centro do chassi aparece o propulsor Revolution Max, bicilíndrico em V de 1.252 cm³, mas com o sobrenome T, pois a novidade tem diversas soluções exclusivas. Entre elas estão válvulas menores nos cabeçotes para acelerar o fluxo de ar e câmaras de combustão menores. A caixa do filtro de ar e o comando de válvulas também mudam e a Harley promete um motor com respostas melhores em baixas e médias rotações.
Os números revelados pela fabricante mostram que o motor da nova Sportster S entrega 121 cv de potência a 9.500 rpm e 12,9 kgfm de torque a 7.500 rpm. O câmbio tem 6 velocidades e a transmissão final é feita por correia. Pesando 228 kg em ordem de marcha, a velocidade máxima declarada é de 220 km/h.
Para controlar a moto, a Harley-Davidson lançou mão de uma balança traseira em treliça, com amortecedor único fornecido pela Showa e dotado de regulagem de pré-carga e reservatório remoto. Na frente, o garfo telescópico invertido também é Showa e ajustável, contando ainda com tubos de 43 mm de diâmetro.
As rodas têm 17 polegadas de diâmetro na dianteira e 16 polegadas na traseira, ambas calçadas por pneus Dunlop GT503. O sistema de freio é fornecido pela Brembo. A dianteira conta com disco simples de 320 mm de diâmetro e pinça com 4 pistões. Na traseira, o disco tem 260 mm e pinça de dois pistões.
A parte tecnológica é complementada com três modos de condução selecionáveis (Road, Sport e Rain) e mais dois customizáveis, controle de tração, controle de empinada, sensor inercial de 6 eixos e ABS atuante em curvas. Também são de série o controle de cruzeiro e o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, entre outros.
Toda a iluminação da nova Sportster S é feita por lâmpadas de LED, enquanto a moto conta ainda com um painel digital redondo e colorido, com tela de TFT com 4 polegadas de diâmetro. Por meio dele é possível ter acesso também aos sistemas conectados via Bluetooth, como música e navegação, mas, para o último, é preciso utilizar um aplicativo próprio da Harley-Davidson.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lojistas da Harley nos EUA reclamam de exigências da marca; entenda
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Honda PCX foi a moto que menos desvalorizou em 2023; veja a lista
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Harley-Davidson lança Nightster Special no Brasil por quase R$ 100.000
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Moto elétrica mais barata da Harley terá 180 km de autonomia