Volkswagen testa T-Roc, irmão maior do T-Cross, na Argentina
SUV do Golf, T-Roc aparece de novo rodando no país vizinho, mas não deve ser comercializado por lá
Hoje com uma linha de SUVs bem vasta, ainda mais se considerarmos os modelos vendidos somente na China, a Volkswagen entrou mesmo no segmento de compactos com o T-Roc, um utilitário baseado no Golf e posicionado abaixo de Taos e Tiguan. É vendido na Ásia e Europa, sem muitas chances de aparecer por aqui pois é somente 4 centímetros maior do que o T-Cross. Ainda assim, uma unidade foi vista rodando pela Argentina.
O leitor Chichu Laburdet fotografou o Volkswagen T-Roc rodando pela Argentina, na estrada Rosario-Córdoba. A fabricante alemã tem um complexo em Córdoba, onde produz caixas de transmissão. Tanto é que o T-Roc havia sido flagrado em 2019, fazendo testes da transmissão MQ281 que começou a ser produzida no país em 2020 e exportada para a Europa para equipar não só o SUV compacto, como também Polo, Golf e modelos da Audi, Seat e Skoda.
A situação é curiosa pois a VW não fez qualquer alteração na MQ281, que é uma transmissão relativamente nova. É uma caixa manual de seis marchas, feita para suceder os câmbios MQ250 e MQ350 – o MQ250 foi usado no Brasil por Polo e Golf. A fabricante diz que a MQ281 ajuda a reduzir as emissões de CO2 em até 5 g/km.
E por que a Volkswagen estaria testando novamente o T-Roc na Argentina? Nossos colegas do Motor1.com Argentina dizem que até teria espaço no mercado, ficando entre Taos e Tiguan (apesar do T-Roc ser 23 cm menor do que o Taos). Porém, já descartam a ideia dizendo que provavelmente está sendo usado para testar as transmissões da fábrica em Córdoba, que são exportadas para o resto do mundo.
Enquanto isso, esperamos para ver se a Volkswagen pretende colocar a MQ281 em seus carros na região em algum momento. A transmissão mais moderna ajudaria a empresa a reduzir os níveis de emissões para atender o futuro Proconve L8, que entrará em vigor em 2025. Poderia entrar no lugar da MQ250 ainda usada por Polo, T-Cross e Virtus, beneficiando-se da produção na Argentina. Não seria o único hatch manual de 6 marchas no mercado, pois Onix e HB20 já adotaram um cãmbio semelhante.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen T-Roc 2026: imagens vazam e revelam visual do SUV do Golf
Gol lidera e Renegade sobe: veja os usados mais vendidos de 2024
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024
Quem é mais aerodinâmico: pão de forma ou uma Toyota Bandeirante?
Dia Nacional do Fusca: a história do 20 de janeiro, uma data aleatoria
Jeep Compass 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
VW Tera 2025 é flagrado e pode chegar antes do Toyota Yaris Cross