Mesmo que o ano esteja praticamente no fim, ainda aparecem algumas notícias interessantes. Silenciosamente e sem explicação aparente, a Volkswagen resolveu mexer na tabela de preços do Polo 2023, fazendo uma redução no valor cobrado pela versão Comfortline. Agora passa a ser vendido por R$ 101.990, R$ 1 mil a menos do que no lançamento em setembro, deixando a opção mais barata do hatch com câmbio automática um pouco mais acessível.
É uma redução bem pequena e feita somente para o Volkswagen Polo Comfortline 2023. O hatch continua a partir de R$ 82.990 na versão MPI, a única com o motor 1.0 aspirado de 84 cv. Trocando o propulsor pelo 1.0 turbo de 116 cv, o Polo TSI sobe para R$ 92.990. Adicionar o câmbio automático e mais alguns equipamentos, como controle de cruzeiro e chave presencial, custava mais R$ 10 mil ao optar pela variante Comfortline. Agora, a diferença é de R$ 9 mil.
Este desconto ajuda a deixar o Polo Comfortline um pouco mais próximo de seus rivais, embora ainda seja um investimento mais caro, já que a concorrência oferece versões um pouco menos equipadas, mas mais baratas – tanto é que ainda não entra na lista dos 10 carros automáticos mais baratos do Brasil. O concorrente direto com preço mais próximo é o Hyundai HB20 na versão Comfort 1.0 turbo, por R$ 100.390.
O reposicionamento pode ajudar um pouco nas vendas do hatch da Volkswagen. O Polo tem emplacado mais de 2 mil unidades por mês desde novembro, porém ainda está muito longe dos líderes HB20 e Onix. O único concorrente com um desempenho pior é o Honda City Hatch, que está emplacando pouco mais de 1 mil unidades por mês.
O nome Polo terá um reforço no início do ano que vem, com o lançamento do Polo Track, novo modelo de entrada da Volkswagen que irá substituir o Gol. A produção em Taubaté (SP) será iniciada em janeiro e o lançamento comercial está previsto para fevereiro, embora o carro já esteja fazendo uma pré-venda. Terá preço inicial de R$ 79.990, com um pacote opcional que adiciona rádio, volante multifuncional, computador de bordo e entrada USB. Por este preço, pode ocupar o espaço do Gol nas vendas diretas, aumentando o volume de emplacamentos.
MODELO | PREÇO ATUAL | PREÇO ANTERIOR | DIFERENÇA |
Polo MPI 1.0 MT5 | R$ 82.990 | ----------------------- | ----------------- |
Polo TSI 1.0 MT5 | R$ 92.990 | ----------------------- | ----------------- |
Polo Comfortline 1.0 AT6 | R$ 101.990 | R$ 102.990 | - R$ 1.000 |
Polo Highline 1.0 AT6 | R$ 109.990 | ----------------------- | ----------------- |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Além de Pulse e Fastback: os SUVs compactos eletrificados do Brasil