A Toyota comemora 30 anos de comercialização dos modelos Corolla, Hilux, SW4 e Camry no mercado brasileiro. Apresentados nacionalmente no Salão do Automóvel de 1992, os veículos chegaram ao país após abertura comercial promovida pelo governo e, inicialmente, foram importados diretamente do Japão. Nestas três décadas de comercialização, passaram por diferentes gerações e somam mais de 2 milhões de unidades emplacadas em todo o país.
Desse total, o Corolla soma sozinho mais de 1 milhão de exemplares vendidos nacionalmente. O sedã chegou por aqui na 7ª geração importado do Japão e equipado com motor quatro cilindros 1.8L 16V com 115 cv. Em 1995, foram lançadas a carrocerias perua e versões mais em conta do sedã. Em 1997, ainda importado da Ásia, o modelo estreou no país em 8ª geração.
Já em setembro de 1998 o Corolla passou a ser nacional, com produção em Indaiatuba (SP). Oferecia itens como airbag duplo, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitadores de força, bem como cinto de três pontos e apoio de cabeça para todos os passageiros. No total, foram produzidas mais de 50 mil unidades. Em 2002, estreou a 9ª geração, tanto na carroceria sedã quanto na perua Fielder, também com grande sucesso.
Em 2008, foi a vez de a 10ª geração chegar ao mercado. Agora somente na variante sedã, tinha motor 2.0 16V de 142/153 cv e portfólio composto por versões inéditas, como a esportivada XRS e a luxuosa Altis. Já a 11ª geração foi apresentada como 2015, trazendo entre-eixos 10 centímetros maior, transmissão CVT até 7 airbags e outras novidades. Por fim, em 2019, chegou ao mercado a 12ª geração, ainda à venda, e pela primeira vez com motorização híbrida.
A picape Hilux chegou na mesma época e também desembarcou por aqui vinda do Japão. Começou a ser vendida na 5ª geração, aproveitado a boa fama de robustez e contabilidade do saudoso Bandeirante. Em 1997, passou a ser produzida na Argentina e trazida ao país em diferentes versões. Já em 2005 estreou em 7ª geração, trazendo diversas inovações em termos de design, motorização e equipamentos.
Por sua vez, a 8ª encarnação foi lançada em 2015 como linha 2016. Está à venda até hoje, tendo passado por diversas atualizações estéticas e mecânicas desde então. Desde a chegada ao país, a Hilux já vendeu por aqui mais de 700 mil unidades.
Por aqui, o SW4 estreou em 1992 na 2ª geração, sendo oferecido com tração 4x4 e motores a diesel e gasolina. Em 1996, começou a ser vendida em 3ª geração e novas opções de motorização, incluindo V6 a gasolina. Em 1999, facelift foi aplicado e novos equipamentos adicionado à lista. Já a 4ª geração passou a ser produzida na Argentina, ao lado da irmã Hilux, com inovações importantes e revolução total em termos de design.
A 5ª linhagem, lançada em 2016, é vendida até hoje. Passou por reestilizações e mudanças importantes em equipamentos e motorização. Desde a década de 1990, mais de 190 mil unidades do SW4 foram vendidas no Brasil.
O sedã grande Camry chegou na mesma época oferecendo luxo e requinte no topo do portfólio da Toyota. Oferecia diferentes opções de motorização e equipamentos inovadores para a época, como airbags, freios ABS e câmbio automático com overdrive. A 4ª geração chegou em 1997, com airbags laterais, novas motorizações, foco em segurança e design revisado. Em 2003, a 5ª linhagem trouxe novidades como computador de bordo, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e controle eletrônico de estabilidade (VSC).
Em 2006, já como linha 2007, a 6ª geração do Camry trouxe design completamente renovado e nova motorização 3.5 24V V6 Dual VVTi com 284 cv. A atual 8ª geração, que chegou por aqui em 2018, toma como base a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) e oferece motor com 310 cv, além de transmissão automática de 8 marchas. Desde que começou a ser importado, o Camry já vendeu no Brasil mais de 7 mil unidades.
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