A Ford revelou mundialmente o novo Mustang 2024 em setembro, que trouxe um visual mais “quadradão” e moderno em sua sétima geração. Mas como já é tradicional, a marca do oval azul ficou devendo as especificações técnicas com os números de potência e torque do esportivo ianque. Mas hoje a Ford acabou com o mistério e finalmente revela o que todo mundo queria saber.
Como você já deve saber, o Mustang tradicional à moda americana vem equipado com o motor Coyote V8 5.0 naturalmente aspirado, que na versão GT vem com 486 cv de potência e 57,38 kgfm de torque, uma razoável diferença frente aos 466 cv e 56,68 kgfm de torque da geração anterior. Na prática são 20 cv extras e 0,7 kgfm adicionais na ficha técnica. Detalhe ainda que o novo Mustang GT pode ser mais forte com um escape opcional, fazendo o esportivo chegar nos 493 cv e 57,79 kgfm.
A Ford havia apresentado junto da versão GT a nova variante Dark Horse, que passa a potência para 507 cv, enquanto o torque vai para 57,79 kgfm. A Ford revela que essa nova versão voltada para as pistas tem a faixa vermelha no conta-giros marcada em 7.500 rpm, com destaque de ser o motor de 5,0 litros de produção em série mais potente já oferecido pela Ford. Nessa configuração ele tem seus 21 cv adicionais comparado ao GT por conta de componentes internos melhorados, como bielas forjadas, virabrequim exclusivo e eixo de comando de válvulas reforçado.
O Mustang Dark Horse se baseia na versão GT, mas soma o pacote de desempenho opcional como equipamento de série. O esportivo conta com diferencial de deslizamento limitado Torsen com uma barra estabilizadora maior na parte traseira, complementado com um suporte de torre e amortecedores atualizados na parte da frente. Finaliza o pacote de pista com pneus mais robustos, além de freios Brembo maiores com pinças pintadas de azul.
Ford Mustang Dark Horse 2024
Para quem acha desnecessária as versões com motor V8 (algo um pouco improvável), o Mustang conta ainda com uma opção de motor quatro cilindros turbo, o famoso 2.3 EcoBoost que a Ford garante ser totalmente novo. Apesar da mesma litragem, a montadora afirma que o propulsor é diferente, contando com um novo sistema de injeção direta, além de nova relação de diâmetro e curso do pistão, entre outras mudanças para um pouco mais de potência e economia de combustível. Agora o 2.3 turbo entrega 320 cv e 48,39 kgfm de torque, o que significa 5 cv extras, enquanto o torque é o mesmo.
"O Mustang sempre superou os limites", disse o engenheiro-chefe do Ford Mustang, Ed Krenz. "Do Mustang GT ao Dark Horse, este é o nosso melhor V8 de 5,0 litros”. A previsão é que o Mustang 2024 comece a chegar nas concessionárias dos Estados Unidos somente em junho de 2023.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Ford Mustang GT: O sobrevivente da melhor história
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford Mustang GTD 2025 estreia com mais de 800 cv
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ford Mustang: vendas disparam após fim dos rivais Camaro e Challenger
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Encontro celebra os 60 anos do Ford Mustang no Dream Car Museum