A quarta geração do Mitsubishi Outlander ainda nem chegou ao Brasil, o que acontecerá somente em 2023, e já foi colocado à prova pelo Latin NCAP. A ONG realizou o teste de colisão com o SUV e elogiou bastante o desempenho do veículo, dando a nota máxima de 5 estrelas. Além de ter mostrado uma boa proteção no crash-test para adultos e crianças, ainda foi elogiado por ser vendido com 7 airbags e uma série de equipamentos de segurança desde a versão mais básica.

No teste de colisão frontal a 64 km/h, o Mitsubishi Outlander se saiu muito bem, mostrando uma boa proteção em praticamente todos os pontos exceto na região das pernas, mais especificamente nos joelhos, com uma nota marginal. O Latin NCAP diz que a estrutura era estável e capaz de suportar uma carga maior. A organização ainda deu um destaque para o fato de que tem airbag central em algumas versões para determinados mercados.

Foi bem também no crash-test lateral contra barreira móvel, onde recebeu o máximo de pontos possível, enquanto o teste de colisão contra poste mostrou um bom resultado, perdendo apenas alguns pontos na proteção na região do tórax. Acabou recebendo uma média de 90% na proteção para adultos e 91% para crianças.

No teste de proteção de pedestres, mostrou algumas regiões da parte frontal um pouco mais perigosas, como a região logo abaixo do capô. O que pesou para fazer com que a sua média caísse para 55% neste quesito foi o sistema de frenagem autônoma de emergência para uso em estradas. Além de ser um opcional, está fora das condições determinadas pelo Latin NCAP em seu protocolo. O mesmo aconteceu na categoria dos sistemas de segurança, no caso para o sistema de permanência em faixa, que acabou não avaliado por não atender às regras da organização. Porém, foi bem no teste do alce, em uma velocidade de até 90 km/h. Assim, recebeu uma média de 84%.

Já dirigimos: Mitsubishi Outlander 2022

O bom resultado ajudará a Mitsubishi no material de divulgação do novo Outlander para o Brasil quando finalmente desembarcar no nosso mercado. Segundo Motor1.com apurou, a fabricante pretende lançar a quarta geração do SUV em 2023 e já trabalha na homologação do utilitário. Além de compartilhar a plataforma CMF-C/D com o Nissan X-Trail, terá o mesmo motor 2.5 de 184 cv.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com