O lançamento da Ram 3500 no Brasil aconteceu em março e, mesmo com a picape tendo versões que passam do meio milhão de reais, está sendo uma das protagonistas da marca em 2022. No mês passado, a empresa emplacou 720 unidades, sendo 304 do modelo 3500. Com 4.046 unidades comercializadas entre janeiro e novembro, a Ram também se encaminha para ter seu melhor ano da história por aqui.
Depois de apresentar a 1500 Classic, a Ram começa agora a apresentar séries especiais para os demais modelos enquanto não há maiores novidades no futuro próximo. Não é sempre que uma série especial inspirada por séries de TV ou filmes realmente combinam com um carro, mas a Ram 3500 Yellowstone Edition, que chega custando R$ 554.990, é um caso à parte.
Limitada a 100 unidades para o mercado brasileiro, a novidade pega inspiração na série Yellowstone transmitida pela Paramount+, que chega a sua quinta temporada no Brasil. Ela conta a história da família Dutton e sua luta para manter as extensas terras agrícolas da família no estado de Montana (EUA) intocadas ante as ameaças de empreiteiras e das tentativas de povos originários em retomar as terras de seus antepassados. A família é liderada por John Dutton, interpretado por Kevin Costner.
Entre as exclusividades, a nova Ram 3500 Yellostone Edition traz o "Y" estilizado da fazenda retratada na série, que aparece nas laterais da caçamba. Ela terá pintura bicolor exclusiva, mesclando preto e marrom, enquanto a cabine traz couro legítimo em dois tons de marrom e costuras exclusivas.
É uma picape com mais requinte para um mercado que, no Brasil, tem uma clientela bem próxima do cenário retratado pela série. Os compradores ainda levarão de graça um ano de assinatura do aplicativo de streaming da Paramount+.
Além disso, é uma Ram 3500 Limited Longhorn tradicional, com todos os equipamentos de uma versão topo de linha. Entre os principais, a picape grande tem Central multimídia UConnect com tela 12 polegadas vertical, sistema de câmeras com visão de 360 graus, cancelamento ativo de ruído, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, controle eletrônico do freio de reboque, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, faróis de LED Matrix, ganchos de reboque cromados, grade cromada, rodas com design exclusivo, bancos com revestimento de couro natural e acabamentos de madeira no volante, portas, painel e console central.
Nas medidas, a Ram 3500 tem 6,07 metros de comprimento, 2,12 m de largura, 2,04 m de altura e 3,78 de entre-eixos. A marca declara um peso em ordem de marcha entre 3.600 kg e 3.665 kg, dependendo da configuração. Para quem vai jogar a picape na terra, são 23º de ângulo de ataque, 25,9º de ângulo de saída, 23,9º de ângulo de rampa e 333 mm de vão livre em relação ao solo. O tanque tem 117 litros de capacidade e as rodas têm 18 polegadas.
Embaixo do capô da Ram 3500 está o mesmo motor Cummins 6.7 (6.690 cm³) turbodiesel da 2.500, 6-cilindros em linha. Na novidade, porém, ele entrega um pouco mais: 377 cv de potência a 2.800 rpm e 117,3 kgfm de torque a 1.700 rpm. Se o números pareceram vindos de um caminhão, é porque são mesmo: o propulsor é da mesma família Cummins ISB usado por caminhões.Para levar tudo isso, a picape continua utilizando um câmbio automático de 6 marchas com alavanca seletora na coluna, tração 4x4 e caixa de redução.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 2500 e 3500 2025 ganham prévia para rodarem limpas nos testes de rua
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ram 1500 Rebel fica até R$ 20.000 mais cara; 3500 também sobe de preço
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ram revela a nova 3500 2023: veja os preços o que mudou
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Semana Motor1.com: lançamentos do Electric Days, Fiat Titano e mais