Chevrolet acelera desenvolvimento da nova S10 no Brasil
Com a Montana pronta, marca começa a trabalhar mais na próxima geração da picape média
A nova Chevrolet S10 está à caminho. A fabricante fez um investimento de R$ 5 bilhões na fábrica em São José dos Campos (SP), que chegou a ser congelado por alguns meses durante a pandemia. De acordo com o site GM Authority, a GM agora está focada no desenvolvimento da próxima geração da picape média, agora que a Montana já está pronta e chegará às concessionárias em fevereiro. Porém, com a promessa de uma nova versão da S!0 atual para 2023, a picape renovada deve aparecer somente em 2024.
Citando fontes ligadas ao projeto, o GM Authority afirma que a empresa está trabalhando no desenvolvimento da nova Chevrolet S10 e, neste momento, faz testes comparando os primeiros protótipos ao lado da S10 atual. Como nenhuma unidade foi vista até o momento, a GM deve ser sua velha tática de realizar a maior parte dos trabalhos dentro do centro de desenvolvimento de Cruz Alta e só devemos ver uma das mulas de teste nas ruas quando a picape estiver quase pronta – ou seja, quando a GM quiser começar a fazer barulho.
Nesta geração, a S10 ficará ainda mais próxima da sua irmã norte-americana Colorado, indo além do uso da mesma plataforma GTM31XX-2, utilizando uma identidade visual mais mais parecida. Até agora, as duas picapes tinham um parentesco um pouco mais afastado, só que a situação mudou. A S10 agora é vendida somente na América do Sul, depois que a Chevrolet encerrou a operação na Ásia, então a fabricante tem que reduzir os custos de desenvolvimento agora que não é mais compartilhado com outros mercados.
Ainda assim, não serão iguais, como no caso da motorização. A Colorado deixou de lado o propulsor a diesel, enquanto a S10 seguirá o caminho oposto, apostando somente neste motor, como acontece na geração atual – todas as picapes médias vendida no Brasil abandonaram a opção flex. Ainda não se sabe o que a marca deve fazer com o motor 2.8 turbodiesel, que já foi atualizado junto com a reestilização lançada em 2020, gnahando uma nova turbina. Por conta das próximas regras de emissões e ruídos, deve receber mudanças para melhorar o rendimento e reduzir a emissão de gases poluentes.
A data de estreia da nova Chevrolet S10 ainda é um mistério. O ideal seria que fosse revelada em 2023, já que a GM chama de “ano da picape” por conta da chegada da nova Montana e da inédita Silverado. E o ciclo de investimento tinha previsão de ser concluido no ano que vem. Porém, a marca anunciou que a S10 ganhará uma nova versão em 2023, que deve servir como uma despedida para a terceira geração. Assim, se a Colorado aparecer no Brasil, seria no final do ano que vem, chegnado às concessionárias no começo de 2024.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: GM Authority
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde