Principal órgão avaliador da segurança viária de veículos vendidos em mercados do Sudeste Asiático, o Asean NCAP colocou recentemente à prova a versão reestilizada do Hyundai Creta. Produzido na Indonésia e vendido em países como Filipinas, Tailândia e Vietnã, o modelo foi testado com base nos mais novos protocolos de avaliação da entidade e surpreendeu ao alcançar notas altas na maioria dos testes.
Na proteção para ocupantes adultos, por exemplo, o Creta asiático marcou um total de 34,72 pontos e garantiu classificação máxima de 5 estrelas. No teste de impacto frontal, o SUV ofereceu boa proteção à parte superior do corpo do motorista e do passageiro, embora a proteção para a área da perna do motorista tenha sido registrada como apenas adequada. Também foi avaliado o impacto lateral, neste caso com proteção marginal para a área torácica do motorista.
No quesito proteção para ocupantes infantis, o modelo garantiu 15,56 pontos e, novamente, obteve classificação de 5 estrelas. O SUV foi testado com dois manequins infantis - um de um ano e meio e um de três anos - e com os assentos de criança em posição invertida. Mais uma vez, foram avaliados os impactos frontal e lateral, juntamente com a instalação do sistema de fixação das cadeirinhas.
No que diz respeito aos recursos de assistência de segurança, o Creta marcou 14,08. Foram avaliados os sistemas de frenagem de emergência autônoma e detecção de ponto cego, que tiveram bom desempenho e ajudaram a garantir a classificação de 5 estrelas.
A principal versão testada nos impactos foi a básica Active, equipada de série com airbags duplos frontais, lembrete de cinto de segurança para ocupantes dianteiros, freios ABS com EBD e ESC. O Asean NCAP avaliou ainda uma configuração mais cara testar os sistemas de assistência.
O Creta avaliado, como dito, é produzido e vendido no Sudeste Asiático em versão reestilizada com design inspirado no Tucson. No Brasil, o Creta fabricado localmente em Piracicaba (SP) ainda não foi submetido a testes de segurança do tipo, no caso promovidos pelo Latin NCAP.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil