A Continental apresenta para o mercado brasileiro sua nova linha de pneus SportContact 7, que será voltada para carros de alto desempenho, como cupês e SUVs esportivos. A empresa alemã afirma que o novo composto será comercializado no mercado nacional com 35 opções de medidas para rodas que vão de 18 a 23 polegadas, sempre importado da Europa.
De acordo com a empresa, seu novo pneu SportContact 7 conquistou o primeiro lugar em testes de desempenho independentes pelo mundo, enquanto que fabricantes europeus como Maserati e Mercedes-Benz já utilizam de série esses pneus em sua linha de veículos. O composto traz a chamada borracha Black Chill3, patenteado pela Continental e que foi adaptado para proporcionar mais segurança e prazer ao dirigir tanto em piso seco como molhado. A empresa destaca ainda a maior vida útil, fora que o bom desempenho em piso molhado fez ele ganhar a nota A em frenagem no molhado na etiqueta PBE do Inmetro, prioridades nesse tipo de pneu esportivo.
O desenho da banda de rodagem também faz diferença, segundo a empresa, tanto que o pneu acaba se adaptando às variações das condições do asfalto. Em piso molhado, a chamada pegada do pneu termina no ponto de maior remoção de água, o que na prática garante melhor aderência em situações de frenagem, aceleração ou mesmo no contorno de curvas. Voltando ao desempenho do pneu, em piso seco a pegada acaba se deslocando para o ombro exterior do pneu, o que de acordo com a Continental garante bastante estabilidade mesmo em velocidades mais altas.
“Durante o processo de desenvolvimento, nossos engenheiros valorizaram a melhoria de todos os critérios de desempenho a fim de combinar o máximo prazer de condução com a máxima segurança e conseguiram ampliar em 10% a sua quilometragem, reduzir as distâncias de frenagem em 8% em piso molhado e em 6% no seco em comparação ao seu antecessor”, explica Celso Pereira, supervisor comercial de desenvolvimento de produto da Continental Pneus.
Como destaca Celso Pereira, o crescimento das vendas de veículos premium nos últimos anos foi um dos motivos para a empresa trazer o novo pneu SportContact 7 ao Brasil. “O parque automotivo brasileiro vem passando por uma profunda transformação ao longo dos últimos anos. Entre 2017 e 2021, o licenciamento de veículos premium, que saem de fábrica equipados com pneus dos aros 18 ao 23 e perfil mais baixo, cresceu 160%...”.
Testei o novo pneu no autódromo Velocittá, em São Paulo. Pista conhecida, os carros também eram: Audi RS5 e Mercedes-AMG A 45S, ambos acima dos 400 cv e sistema de tração integral. Como o foco eram os novos pneus, o que estávamos dirigindo acaba se tornando secundário.
No seco, os novos SportContact7 se comportam muito perto de um conjunto slick, de competição. Lógico que ele se limita em condições de temperaturas muito altas, mas segundo a empresa, eles tem capacidade de se aquecer em cerca de 1 volta e aguentar 3 ou 4 voltas acelerando antes de começar a perder a eficiência por excesso de calor. Como também são para as ruas, há algumas limitações.
Chamou a minha atenção o quanto eles agarram e tracionam. Conhecendo os dois carros com pneus de outras marcas, existe uma diferença com a novidade, deixando o carro muito mais na mão e pedindo menos a intervenção dos sistemas de controle, seja tração ou estabilidade. Mesmo quando mais provocados, a evolução de uma já conhecida linha de pneus esportivos é realmente superior. Não a toa é premiado no exterior em diversos testes.
Já na chuva, inclusive intensa, a drenagem da água é outro fator de destaque. Mesmo em poças mais profundas e em velocidades acima de 150 km/h, ambos os esportivos seguiram nas minhas mãos e sem sustos, seja na reta ou na curva. O carro ajuda? Claro, mas nada adiantaria sem bons pneus para tracionar tudo isso.
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