Semana Motor1.com: Estreia da nova Chevrolet Montana, picape da Fiat e mais
Ainda teve moto da Dafra chegando antes da hora, flagra do Tiggo 9 e Polo perdendo nota em crash teste
Esta foi uma semana boa para quem gosta de picapes. Depois de muita antecipação, a Chevrolet finalmente mostrou e deu os primeiro detalhes da nova Montana. Quase que na mesma hora, a Fiat também confirmou a estreia de sua primeira picape média para o ano que vem, que será uma Peugeot Landtrek.
Além disso, uma moto da Dafra, a Cruisym 300, deveria chegar ao Brasil só em 2023, mas algumas concessionárias já começaram a aceitar reservas e deixaram vazar os preços. Na China, o Chery Tiggo 9 foi flagrado pela primeira vez ao vivo e sem camuflagens. Por último, a última rodada de testes do Latin NCap rebaixou a nota do VW Polo, enquanto novo Virtus indiano e Toyota Corolla foram bem.
A estreia da Chevrolet Montana
Galeria: Chevrolet Montana Premier 2023
Após uma longa espera, a Chevrolet finalmente mostrou a Montana por inteiro e deu os primeiros detalhes. A nova geração da picape entrou em pré-venda para as versões LTZ (R$ 134.490) e Premier (R$ 140.490). Os primeiros 2 mil compradores ainda levarão um organizador para a caçamba da picape, que promete "o melhor isolamento da categoria".
O visual ficou mais próximo da linguagem global da marca, visto em modelos como o Blazer dos EUA. Por dentro, a cabine pareceu melhor que a do Tracker, SUV com o qual a Montana compartilhará a plataforma. Falando nisso, a picape da Chevrolet usará o mesmo 1.2 turbo do Tracker, com 133 cv e 21,4 kgfm. Ele será atrelado a um câmbio automático de 6 marchas ou, futuramente, a um manual de 6 velocidades. O consumo promete chegar a 13,3 km/l com gasolina.
Fiat confirma sua picape média
Para não ficar de fora da festa das picapes no ano que vem, a Fiat confirmou que apresentará sua primeira picape média a partir do ano que vem. O modelo será a versão da marca para a Peugeot Landtrek, modelo de porte médio que foi desenvolvido na Ásia em parceria com uma montadora chinesa e que já foi flagrada rodando no Brasil.
Ainda não há informação a respeito da mecânica, mas é provável que a novidade ofereça ao menos algum tipo de motorização a diesel e um sistema de tração integral, ao menos como opcional. Enquanto isso, a Fiat confirmou apenas que a Landtrek está finalizando os testes de desenvolvimento em Betim (MG), onde mantém sua principal fábrica.
Dafra Cruisym 300 antes da hora
No final de junho, a Dafra confirmou que traria a Cruisym 300 para o mercado brasileiro a partir de 2023. No entanto, começaram a aparecer nas redes sociais algumas concessionárias da marca já oferecendo a novidade. Mais que isso, as lojas já estão aceitando pedidos de reserva e, com isso, entregaram o preço. Ele deve ficar entre R$ 32 mil e R$ 33 mil, posicionado a moto diretamente contra a Yamaha XMax.
Como a moto é oferecida em outros países pela montadora original, a SYM, parceria de longa data da Dafra, já sabemos que o motor de um cilindro refrigerado a líquido entrega cerca de 27 cv de potência e a moto já traz de série itens como controle de tração, parabrisa ajustável e painel de instrumentos digital.
Chery Tiggo 9 flagrado na China
Em outubro, a Chery revelou na China um protótipo camuflado que recebeu o codinome T26. Tratava-se de um conceito de utilitário esportivo de grande porte. Agora, chegaram de lá as primeiras imagens do carro em flagras ao vivo. A melhor parte é que o modelo apareceu sem nenhuma camuflagem.
Por fora, o carro deverá ter cerca de 4,80 metros de comprimento, o que o colocaria acima do Tiggo 8 atual no catálogo da marca. Por conta disso, está sendo chamado de Tiggo 9. Além de uma grade gigantesca, foi possível ver também que a Chery apostará em maçanetas retráteis. Por dentro, a cabine parece ampla e tem acabamento claro. Sob o capô, deve contar com um motor 2.0 turbo com cerca de 260 cv de potência.
VW Polo perde nota em crash-test
O Latin NCap divulgou os resultados de mais uma rodada de testes de impacto. Dessa vez, foram avaliados o Volkswagen Polo nacional, o novo VW Virtus indiano que é vendido no México e o atual Toyota Corolla. Enquanto os dois últimos conseguiram manter as 5 estrelas, melhor classificação possível, o primeiro perdeu nota.
Antes avaliado com 5 estrelas, a classificação do Volkswagen Polo caiu para 3 estrelas. Segundo a Latin NCap, o problema veio principalmente no novo teste de impacto lateral contra poste. O Polo tem apenas 4 airbags, sendo que os laterais não protegem os passageiros no banco traseiro. Além disso, as bolsas dos bancos dianteiros são pequenas e protegem apenas as cabeças dos ocupantes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025
Veja quais foram os carros mais vendidos do Reino Unido em 2024
Chevrolet Montana não consegue nota máxima no Latin NCAP
Sim, alguém pagou R$ 200 mil em um Chevette
Avaliação: Chevrolet Montana LT para quem ainda faz questão de câmbio manual
Ram quer entrar no mercado de minivans com modelo familiar
Chevrolet Montana LTZ e Premier têm promoção com financiamento sem juros