O Gol Last Edition foi apresentado pela Volkswagen agora em novembro, sendo que todas as unidades foram vendidas em poucos dias apesar de seu preço ter sido anunciado em R$ 95.990. Vale lembrar que, mesmo tendo um visual exclusivo, a versão de despedida do hatch após 42 anos de mercado saiu da fábrica com o mesmo motor 1.0 de três cilindros das versões normais do carro.
Durante o anúncio oficial do Gol Last Edition, a Volkswagen afirmou que seriam fabricadas apenas 1.000 unidades da série especial, sendo que 650 eram destinadas para o mercado nacional e as outras 350 unidades seriam distribuídas pelos demais países da América Latina onde o Gol também fazia sucesso.
Um deles é a Colômbia. Por lá, o Volkswagen Gol Last Edition corrige um dos principais problemas apontados pelos fãs do modelo aqui no Brasil e também nos comentários aqui do Motor1.com: naquele país, a série especial limitada de despedida do carro está sendo oferecida com o motor 1.6 8V a gasolina, não o o 1.0.
Isso pôde ser verificado por meio da ficha técnica do carro na Colômbia. Lá, o 1.6 está entregando 99 cv de potência a 5.250 rpm e 14,7 kgfm de torque a 2.500 rpm. O câmbio permanece sendo manual de 5 marchas como sempre e o carro continua com suas características de outros tempos, como o a direção com assistência hidráulica. Outro detalhe interessante do carro colombiano é a presença de um cinzeiro no porta-copos, também com a inscrição alusiva ao Gol Last Edition, assim como no carro brasileiro.
As 650 unidades do Gol Last Edition destinadas ao mercado brasileiro, que foram vendidas por R$ 95.990 cada, traziam o motor 1.0 MPI de três cilindros, aquele que já equipava a linha normal do Gol. Entrega 84 cv e 10,4 kgfm, sempre controlado por um câmbio manual de 5 marchas. Não tinha como ser outro motor. O 1.6 MSI, que foi uma opção para o hatch nos últimos anos, deixou de ser oferecido por causa das regras do Proconve L7. Por isso ele acabou sendo oferecido apenas fora do Brasil.
A equipe de design da Volkswagen preparou um pacote visual exclusivo. Terá uma pintura vermelha e detalhes em preto brilhante, como na grade dianteira, rodas de 15 polegadas e retrovisores laterais. O tom escuro continua aparecendo nas colunas B e na no spoiler traseiro. Os faróis e lanternas contam com máscara negra. Terá um emblema na coluna C, com o desenho da famigerada roda “Orbital”.
Na traseira do Gol Last Edition, a Volkswagen colocou um aplique preto ligando as lanternas, uma pequena homenagem ao Gol GT da década de 1980. A marca ainda colocou o nome do carro nesta faixa negra, em um tamanho um pouco diferente do normal. Por fim, as laterais tem adesivos na parte inferior, também com o nome da versão especial.
No interior, vieram os assentos combinando tecido cinza e preto e com costuras vermelhas, inspirado nos bancos Recaro dos Gol GT e GTS. A costura vermelha é usada também na alavanca do câmbio e no volante com revestimento de couro. A numeração da edição especial é posicionada no painel, logo acima do porta-luvas. Ele veio de série com todos os equipamentos disponíveis para o Gol normal, com a central multimídia Composition Touch, computador de bordo, espelhos laterais com ajuste elétrico, ar-condicionado e mais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking mostra quais foram os carros usados mais vendidos de agosto
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Gol e Strada foram os usados mais vendidos em julho; veja o ranking
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
VW Gol foi o usado mais vendido no primeiro semestre: veja os 50 primeiros
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Mercado de usados cai em maio com Gol na frente: veja os 50 mais vendidos