Comercializada no mercado europeu desde 2019, a atual geração do Opel Corsa já pede pela chamada atualização de meia-vida, que já está praticamente pronta. O hatch reestilizado deu as caras pela primeira vez no início deste mês, mas agora foi flagrado novamente e nos trouxe um pouco mais de detalhes e o que podemos esperar dessa leve repaginada visual.
Ainda feito com base na plataforma CMP, a mesma usada pelo Peugeot 208, entre outros modelos da Stellantis, o novo Opel Corsa foi visto rodando em testes na Alemanha por fotógrafos do Motor1.com do país. A maior parte da camuflagem está na dianteira do hatch, onde ele receberá suas maiores mudanças. É esperado que a grade do radiador tenha um novo design, inspirado principalmente pela grade estilo “Vizor” que já apareceu nos novos Astra e Mokka. Novos faróis de LED mais finos e com novo desenho interno também são esperados, assim como para-choque e grade inferior redesenhados.
Na traseira as mudanças serão mais sutis, já que será caracterizada por um estilo minimalista parecido ao do atualizado monovolume Opel Crossland, principalmente em relação ao design das lanternas. A camuflagem tampa somente a tampa do porta-malas e um provável filete que interliga as lanternas. Embora o para-choque traseiro não tenha cobertura alguma, é possível ainda que o modelo final tenha alguma mudança, ainda que de leve. Para não passar em branco, as laterais deverão ganhar novas rodas e calotas redesenhadas de acordo com cada versão.
Debaixo do capô, o novo Corsa deverá manter a oferta atual de motores, formada hoje pelos motores 1.2 aspirado de 75 cv, 1.2 turbo de 100 cv e 1.5 turbodiesel de 102 cv. Porém, vale lembrar que o próximo padrão de emissões Euro 7 será ainda mais rígido, o que causa uma crescente preocupação na Europa em relação ao segmento de carros compactos a combustão no velho continente, que podem acabar quando o novo padrão entrar em vigor, já que o investimento nesse segmento ficaria inviável para alcançar as novas metas de emissões.
Até o momento o Opel Corsa parece que vai seguir sua jornada no mercado europeu, sendo esperado que ao menos ganhe mais versões eletrificadas para atender os regulamentos de CO2 na Europa, que estão cada vez mais rígidos. Caso o hatch ganhe alguma eletrificação, não podemos esperar nada mais avançado em suas versões a combustão do que um sistema híbrido-leve, que não causaria um aumento muito significativo na produção do hatch.
Como é de se imaginar, a versão 100% elétrica, batizada de e-Corsa, também seguirá em linha. A novidade é que o novo Corsa elétrico deverá ganhar as mesmas melhoras do Peugeot e-208, seu irmão de plataforma. Ou seja, motor elétrico poderá saltar dos atuais 136 cv para 156 cv, enquanto a autonomia poderá ser esticada de 362 km para 400 km graças a uma nova bateria.
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