Mitsubishi L200 Triton Ralliart: picape marca retorno aos ralis
Divisão esportiva crava seu retorno como uma marca que irá além dos acessórios visuais
Com presença bastante tradicional em ralis no Brasil, à exemplo do famoso rali dos Sertões, a Mitsubishi também marca presença em outros ralis pelo mundo. Isso significa que a Mitsubishi Ralliart (divisão de performance as empresa) está definitivamente de volta com a picape L200 Triton Ralliart, que está competindo no Rally Cross Country da Ásia, que neste ano vai ir da Tailândia até o Camboja.
A picape usada pela marca japonesa será uma L200 Triton que conhecemos, mas logicamente com novidades que vão além dos tradicionais adesivos de um carro de rali. Assim, a caminhonete ostenta mudanças mecânicas para enfrentar os quase 1.700 quilômetros do trajeto previsto entre a Tailândia e Camboja, que vai contar com diversas paisagens, que vai variar de montanha, selva, pântano, praia, rio, deserto, plantações, asfalto, fora o desafio das condições meteorológicas imprevisíveis no sudeste asiático.
A picape da Mitsubishi que deu a largada hoje no 27º Rally Cross Country da Ásia (AXCR) é classificada como um carro de rali do Grupo FIA T1, e traz como principais mudanças as portas produzidas em fibra de carbono, gaiola de proteção e proteções inferiores para lidar com os diversos tipos de terreno pelo caminho. A L200 Triton Ralliart ainda conta com pneus todo-terreno para aguentar as condições mais severas, tubo de proteção extra externo na coluna do lado do motorista e snorkel, equipamento que permite a picape atravessar trechos alagados sem qualquer tipo de dificuldade. Estepes e equipamento de guincho ficam alocados na caçamba.
Debaixo do capô, está o motor quatro cilindros MIVEC 2.4 turbodiesel da família 4N15, que traz leves ajustes, tanto que a potência de 180 cv e o torque de 43,85 kgfm foram mantidos como a versão padrão à venda naquele mercado. Os ajustes se concentraram na redução do atrito do motor e na melhora da resposta dele também em médias rotações, algo essencial para uma disputa em rali.
Outras mudanças mecânicas também foram realizadas, o que incluem o diferencial de deslizamento limitado dianteiro e traseiro da marca Cusco (sistema LSD), além de amortecedores dianteiros e traseiros ajustáveis da mesma fornecedora. A picape de rali também traz freios a disco ventilados dianteiros e traseiros Endless com pinças de 4 pistões e um conjunto de rodas de liga de alumínio Work de 17 polegadas calçadas em pneus Yokohama Geolander.
A equipe Mitsubishi Ralliart que disputa o 27º Rally Cross Country da Ásia é uma equipe privada pertencente a Tant Sports, na Tailândia. Ela tem o apoio técnico da Mitsubishi Motors Corporation (MMC) para ingressar na competição asiática. Quem pilota a picape é Hiroshi Masuoka – piloto campeão consecutivo do Rally Dakar de 2002 a 2003. Para quem não se lembra, a Ralliart voltou ao mercado depois de 10 anos, lançando linhas de acessórios para modelos na Tailândia, mas tudo indica que a divisão esportiva da Mitsubishi chegará em outros mercados e, pelo jeito, deverá ir além do apelo visual.
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi terá 2025 'agitado' no Brasil com nova L200 e mais lançamentos
BMW abastecerá carros na fábrica com óleo vegetal por razão óbvia
Com nova L200 a caminho, Mitsubishi anuncia R$ 4 bi para Catalão (GO)
Quer um Toyota Corolla híbrido? Agora só na versão mais cara
Semana Motor1.com: Preços da Fiat Titano, Flagra do VW Nivus e mais
Teste BYD Shark: mais um delírio da moda ou veio pra ficar?
Nova Mitsubishi L200 Triton é registrada no Brasil e será nacional