Há pouco mais de uma semana, a Volkswagen confirmou o Gol Last Edition, série especial de despedida do veterano que por décadas foi o carro mais vendido do Brasil. Apesar de a rivalidade com outros campeões de venda ter colocado o hatch da VW para fora da liderança, o fim do carro lançado em 1980 gerou mensagens de apoio de alguns concorrentes.
Foi o caso da Chevrolet do Brasil, que postou uma foto em suas redes sociais. Nela, lê-se "obrigado Gol por essa longa e bonita disputa que travamos pelo coração dos brasileiros. #respect. Assinado Chevrolet Onix". Na legenda, a empresa ainda afirmou que "o Brasil se despede de um dos grandes craques das ruas: o Gol, que junto com o Onix, mudou o jeito que as pessoas, pensam em carros. Vai tranquilo que a gente continua fazendo o nosso melhor pra seguir em frente nessa estrada".
A disputa entre Onix e Gol nunca chegou a ser acirrada. O hatch da Chevrolet foi lançado em outubro de 2012 e, em 2013, chegou a emplacar 122.332 unidades, enquanto o Gol contabilizou 255.049 unidades no mesmo ano. Em 2014, a situação do modelo da Volkswagen começou a mudar por conta da chegada do Up!, que matou a geração G4 como carro de entrada da marca. Ainda assim, fechou o ano com 188.355 unidades, contra as 150.827 unidades do Onix. Foi em 2014 que o Fiat Palio liderou as vendas do mercado brasileiro, com 183.736 veículos emplacados.
O impacto do fim do Gol G4 fica evidente em 2015. Sem a geração antiga como uma opção mais barata, o hatchback despencou no ranking, emplacando 82.746 unidades em 2015, bem longe de Ford Ka (90.187), Hyundai HB20 (110.396), Fiat Palio (122.364) e Onix (125.931). Também foi neste ano que o Onix passou a liderar as vendas gerais, mantendo este desempenho até 2020, perdendo o título de carro mais vendido do Brasil em 2021.
A Volkswagen revelou oficialmente a série especial de despedida no dia 11 de novembro. O Gol Last Edition terá apenas 1.000 unidades produzidas. Além disso, a montadora diz que a versão foi desenvolvida especialmente pelo time de Design da Volkswagen do Brasil, encabeçada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.
Por enquanto, temos poucas informações oficiais a respeito do carro, mas a Volkswagen promete revelar tudo até o final do mês. Enquanto não sabemos todos os detalhes, a fabricante ao menos soltou algumas imagens do Gol Last Edtion e podemos ver o que mudou por dentro e por fora.
Como já tínhamos visto nos flagras, o hatch contará com uma pintura vermelha, que parece muito ser o tom vermelho Sunset disponível para o Nivus e o T-Cross. Na dianteira, terá faróis de neblina e grade dianteira com filetes em preto brilhante, que se integram ao desenho dos faróis com máscara negra.
Toda a carroceria combinada com partes em preto, como os retrovisores (que terão pisca integrado), a coluna B e o spoiler traseiro. A série especial contará também com rodas pintadas de preto trazendo o mesmo desenho do pacote opcional Urban Completo para o Gol normal, restando saber se a medida de 15 polegadas será a mesma. Molduras nos para-lamas que se interligam por um plástico na base lateral da carroceria também será um diferencial, assim como as faixas pretas laterais com o nome Gol Last Edition 2023.
Há ainda o emblema na coluna C traseira, com um bacana desenho da famosa roda “Orbital”, que traz o nome Gol centralizado, enquanto em volta está escrito “Designed by Volkswagen do Brasil” acima e embaixo está “Original since 1980”. Na traseira está uma faixa preta que liga as lanternas de acabamento escurecido, um detalhe que remete diretamente ao Gol GT da década de 1980. O nome Gol Last Edition aparece em branco sobre a faixa preta no lado esquerdo da tampa traseira, enquanto a área da placa ganha também aparece em preto.
Na cabine, há detalhes como a alavanca de câmbio com costuras vermelhas e os tapetes tipo carpete com detalhes também em vermelho. Ainda há acabamento que simula fibra de carbono no painel, que trará uma plaqueta no lado direito com a numeração do carro entre as 1.000 unidades previstas. O mais interessante são os bancos, que têm o nome Gol Last Edition em relevo e um acabamento em tecido cinza na parte central, enquanto as laterais combinam detalhes em preto e cinza, assim casando com linhas vermelhas. Tudo isso foi inspirado nos bancos Recaro usados pelos Gol GT e GTS.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora