O mercado brasileiro passa por um cenário de aumento de preços de veículos que consequentemente elevou o patamar de valores para todos os segmentos. Como alternativa há o mercado de usados, que normalmente tem modelos mais equipados, à exemplo de Toyota Corolla e Hyundai i30, que aliás foram os modelos mais buscados entre carros com cerca de 10 a 12 anos de uso.
Ambos apareceram como os modelos mais buscados pelos consumidores na plataforma de anúncios da Webmotors, que fez o levantamento inédito em relação a veículos fabricados entre 2010 e 2012. Vale lembrar ainda que 2012 foi o ano recorde na vendas de carros novos no Brasil, período em que houve nada menos do que 3,8 milhões de unidades emplacadas, segundo a Fenabrave. Para se ter ideia deste montante, em 2021 o mercado de veículos vendeu 1,9 milhão de unidades.
Com essa grande quantidade de veículos vendidos há dez anos, uma grande fatia desse bolo se transformou em um grande mercado de usados. Então fica fácil de entender o motivo de Toyota Corolla e Hyundai i30 estarem, respectivamente, na 1ª e 2ª posição dos veículos mais buscados no mercado de veículos com até 12 anos de uso, pois ambos acumularam muitas unidades vendidas neste tempo. Segundo a plataforma de anúncios, ambos ainda contam com custo-benefício atraente para o consumidor brasileiro.
Voltando ao ranking, logo depois de Toyota Corolla e Hyundai i30 está o Fiat Uno, na terceira colocação. Já o Honda Civic e Fiat Palio aparecem em 4º e 5º lugares, nesta ordem, entre os modelos mais procurados de usados com até 12 anos de idade. Aparecem ainda no levantamento três modelos da Chevrolet: S10 em 6º lugar, Celta em 7º e o sedã Vectra na 9ª posição. Já o Ford Ecosport surge em 8º lugar, enquanto o Volkswagen Jetta fecha a lista na 10ª colocação.
No entanto, justamente por esses veículos contarem com mais uma década de uso, vale ficar ligado em alguns detalhes antes da compara para não ter dor de cabeça depois.
“Fazer uma boa pré-compra, que envolva uma vistoria da documentação e mecânica ajuda a mitigar possíveis surpresas ruins. No mercado, atualmente, existem empresas sérias que realizam este trabalho de inspeção.
Carros com mais idade podem apresentar desgaste natural de peças, por isso é importante realizar manutenção preventiva e, na hora da compra, ter uma reserva financeira para eventuais contratempos”, afirma Rodrigo Ferreira, gerente de Comunicação da Webmotors.
Modelo |
1. Toyota Corolla |
2. Hyundai i30 |
3. Fiat Uno |
4. Honda Civic |
5. Fiat Palio |
6. Chevrolet S10 |
7. Chevrolet Celta |
8. Ford Ecosport |
9. Chevrolet Vectra |
10. Volkswagen Jetta |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Geely e BYD entram no Top 10 global de montadoras; Suzuki fica de fora
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Electric Days: brasileiro prefere elétrico e híbrido plug-in, diz ABVE
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Honda HR-V sobe de preço e passa de R$ 200.000; veja tabela