page ad skin

Volvo EX30 2024: projeção adianta design do próximo SUV elétrico sueco

Novo crossover será menor e mais barato que o recém-apresentado EX90

2024 Volvo EX30 rendering

Iniciada com o recém-apresentado EX90, a nova linha de veículos elétricos dedicados da Volvo promete lançamentos importantes nos próximos anos. Entre os principais, destaque para o especulado EX30, que já está em desenvolvimento e chegará ao mercado em breve para ficar abaixo do irmão já conhecido. Terá design enquadrado na mesma filosofia e, aos poucos, começa a se tornar conhecido - como na projeção acima.

A renderização do site espanhol Motor.es toma como base teaser divulgado pela própria Volvo durante a apresentação do EX90. O design seguirá o mesmo padrão, mas o EX30 terá porte compacto e posicionado de entrada na gama. Segundo CEO da marca, Jim Rowan, o modelo ficará abaixo dos atuais XC40 e C40 Recharge no portfólio. "Será um carro urbano e destinado a um grupo demográfico mais jovem, que poderá assiná-lo e torná-lo seu primeiro Volvo", explicou.

Volvo Teaser SUV

Novo SUV ao lado do EX90

Assim como o irmão maior EX90, o EX30 2024 nascerá como elétrico dedicado, ou seja, será inteiramente pensado para eletrificação. Dessa forma, seguirá desde o princípio os parâmetros técnicos e dinâmicos de um veículo EV e não será equipado em nenhuma versão com motores a combustão. A plataforma adotada, batizada de SEA e desenvolvida em parceria com os chineses da Geely, foi pensada para diversas aplicações, desde carros pequenos como o Smart até veículos grandes como o Lotus Eletre.

Posicionado como opção de acesso no portfólio elétrico da Volvo, o EX30 desempenhará papel fundamental na meta da montadora sueca de atingir 600.000 EVs vendidos até 2025. Será montado em uma fábrica existente, já que a nova fábrica neutra em carbono de € 1,2 bilhão na Eslováquia não estará operacional até 2026. A Volvo pretende se tornar uma montadora puramente elétrica globalmente no final da década.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários