A Volvo será uma marca 100% elétrica em 2030. A chegada do EX90 foi encarada como uma substituição do XC90 antes da sua revelação, o que realmente não irá acontecer ao menos nos próximos anos. Pelo contrário, o XC90 será atualizado nos próximos anos e será o SUV híbrido plug-in da marca ao lado do EX90.
Björn Annwall, CCO da Volvo Cars global, confirmou a informação ao Motor1.com durante uma entrevista. Segundo ele, o XC90 é um importante modelo e nome dentro da estratégia de crescimento da marca ao redor do mundo e, mesmo com a chegada do EX90, ainda há espaço para ele como um híbrido plug-in. Mesmo não desenvolvendo mais motores a combustão, a Volvo ainda seguirá com modelos híbridos por um tempo.
Segundo o CCO, o XC90 será atualizado em tecnologias de condução e conectividades, com algumas coisas que conhecemos no EX90, como o novo interior e os faróis fullLEDs bem mais modernos que os atuais. Ainda não em uma nova geração, o XC90 terá também uma provável reestilização, que deverá o aproximar do EX90 em estilo e linguagem de design, mas mantendo a plataforma SPA, conjuntos mecânicos eletrificados e alguns outros pontos intocados, resultado de se manter a base anterior.
No Brasil, o XC90 já recebeu uma atualização recente. A linha 2023 do SUV recebeu o sistema multimídia Google e novo layout de painel digital, que ainda não tinha sido aplicado ao maior SUV, mas estava nos XC40, C40 e XC60. O EX90 chega ao Brasil no começo de 2024, então um novo XC90 deve ser algo para o mesmo ano ou 2025, a depender do que acontecerá no exterior neste tempo.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volvo XC90 2025 é revelado com alterações no visual e de tecnologia
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Volvo XC90 terá reestilização revelada em 4 de setembro
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Volvo encerra produção de carros a diesel para sempre; XC90 foi o último