Após meses seguidos em baixa, as vendas de sedãs premium cresceram em outubro. Com 842 emplacamentos somados os modelos das duas categorias, a evolução frente ao mesmo período de 2021 (677) superou os 24%. Mesmo em comparação com setembro (627) houve uma alta de mais de 34%. O grande responsável pelos números positivos foi o vice-líder entre os médios.
Com 198 unidades – quase quatro vezes mais do que no mês anterior -, o Mercedes-Benz Classe C registrou seu melhor resultado com a nova geração. Preferido pelo 37º mês consecutivo, o BMW Série 3 (516) teve seu desempenho mais forte desde março (560) apesar de uma evolução modesta nos últimos doze meses (+2,8%).
Numa disputa interna da Audi pelo 3º lugar definida por apenas um emplacamento, o A4 (26) levou a melhor sobre o A5 (25). Apesar do resultado mais fraco desde março (5), o Mercedes CLA (18) voltou a vender mais do que o Audi A3 (10) e BMW Série 2 Gran Coupé. Com apenas 2 unidades, o Mercedes Classe A foi o lanterna.
Sedãs Médios Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | OUT/22 | SET/22 | OUT/21 | % OUT 22 | % SET 22 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | BMW SÉRIE 3 | 4044 | 516 | 377 | 502 | 64,10% | 67,56% | 36,87% | 2,79% |
2º | MERCEDES-BENZ CLASSE C | 892 | 198 | 52 | 4 | 24,60% | 9,32% | 280,77% | 4850,00% |
3º | AUDI A4 | 155 | 26 | 36 | 22 | 3,23% | 6,45% | -27,78% | 18,18% |
4º | AUDI A5 | 243 | 25 | 26 | 27 | 3,11% | 4,66% | -3,85% | -7,41% |
5º | MERCEDES-BENZ CLA | 368 | 18 | 21 | 20 | 2,24% | 3,76% | -14,29% | -10,00% |
6º | AUDI A3 SEDAN | 390 | 10 | 29 | 5 | 1,24% | 5,20% | -65,52% | 100,00% |
7º | BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ | 45 | 10 | 13 | 25 | 1,24% | 2,33% | -23,08% | -60,00% |
8º | MERCEDES-BENZ CLASSE A SEDAN | 53 | 2 | 4 | 5 | 0,25% | 0,72% | -50,00% | -60,00% |
|
| 6190 | 805 | 558 | 610 | 100,00% | 100,00% | 44,27% | 31,97% |
Já entre os modelos mais caros o Panamera (13) conquistou a 10ª liderança seguida para a Porsche, mas desta vez com o modelo em queda de quase 24%. Empatados na 2ª posição, BMW Série 5 (7) e Mercedes Classe E (7) tiveram avanços frente a 2021. Quinto, o Porsche Taycan (3) teve seu desempenho mais fraco desde o final de 2020. Outubro também marcou o 1º emplacamento do elétrico Mercedes EQE.
Sedãs Grandes Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | OUT/22 | SET/22 | OUT/21 | % OUT 22 | % SET 22 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | PORSCHE PANAMERA | 189 | 13 | 21 | 17 | 35,14% | 30,43% | -38,10% | -23,53% |
2º | BMW SÉRIE 5 | 99 | 7 | 17 | 5 | 18,92% | 24,64% | -58,82% | 40,00% |
3º | MERCEDES-BENZ CLASSE E | 53 | 7 | 3 | 3 | 18,92% | 4,35% | 133,33% | 133,33% |
4º | LEXUS ES | 21 | 3 | 2 | 6 | 8,11% | 2,90% | 50,00% | -50,00% |
5º | PORSCHE TAYCAN | 226 | 3 | 13 | 26 | 8,11% | 18,84% | -76,92% | -88,46% |
6º | AUDI E TRON GT | 45 | 2 | 10 | 9 | 5,41% | 14,49% | -80,00% | -77,78% |
7º | MERCEDES-BENZ EQE | 1 | 1 | 0 | 0 | 2,70% | 0,00% | - | - |
8º | TESLA MODEL S | 25 | 1 | 3 | 1 | 2,70% | 4,35% | -66,67% | 0,00% |
|
| 659 | 37 | 69 | 67 | 100,00% | 100,00% | -46,38% | -44,78% |
Fontes: Fenabrave / Abeifa