Responsável por 16% dos 168.474 veículos emplacados no Brasil em outubro, o segmento de picapes registrou 27.076 unidades no período. Na comparação com o mesmo período do ano passado (25.577) houve uma leve evolução (+5,9%). Já em relação a setembro, quando foram comercializadas 31.980 unidades, a queda superou os 13%. Assim como nos dois meses anteriores, o desempenho de cada uma das duas categorias foi bem distinto.
Entre as picapes pequenas, que avançaram mais de 50% nos últimos doze meses mesmo com a ausência da Chevrolet Montana – a nova geração, de porte superior, chega ao mercado nos próximos meses -, a líder Fiat Strada (8.041) cresceu pouco mais de 30%, enquanto a VW Saveiro conquistou a preferência de 4.447 consumidores, o dobro do registrado em 2021.
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
OUT/22 |
SET/22 |
OUT/21 |
% OUT 22 |
% SET 22 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
93997 |
8041 |
9894 |
6129 |
64,39% |
68,23% |
-18,73% |
31,20% |
2º |
VW SAVEIRO |
17423 |
4447 |
4608 |
2174 |
35,61% |
31,77% |
-3,49% |
104,55% |
111420 |
12488 |
14502 |
8303 |
100,00% |
100,00% |
-13,89% |
50,40% |
Já entre as picapes médias e grandes, destaque negativo para a Toro: com 2.980 unidades, a representante da Fiat perdeu mais de 40% de suas vendas e teve seu mês mais fraco desde maio de 2020 (1.662), auge da pandemia. Mais do que isso, a Toro perdeu para a Hilux (4.203) uma liderança ininterrupta desde o início de 2022 – a Toyota, vale destacar, havia sido a última líder antes da Fiat.
Mais uma vez completando o pódio, a Chevrolet S10 (1.625) perdeu quase 60% de seus compradores e ficou com vantagem reduzida sobre a Renault Oroch (1.443) – pelo 4º mês seguido acima das mil unidades – e sobre a Ford Ranger (1.403). Ainda sem empolgar, a Ford Maverick (40) teve seu desempenho mais fraco desde março (33).
Picapes Médias / Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
OUT/22 |
SET/22 |
OUT/21 |
% OUT 22 |
% SET 22 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA HILUX |
38011 |
4203 |
4163 |
3814 |
28,81% |
23,82% |
0,96% |
10,20% |
2º |
FIAT TORO |
41800 |
2980 |
4335 |
5187 |
20,43% |
24,80% |
-31,26% |
-42,55% |
3º |
CHEVROLET S10 |
22351 |
1625 |
2407 |
3774 |
11,14% |
13,77% |
-32,49% |
-56,94% |
4º |
RENAULT OROCH |
9420 |
1443 |
1641 |
533 |
9,89% |
9,39% |
-12,07% |
170,73% |
5º |
FORD RANGER |
11425 |
1403 |
1327 |
1442 |
9,62% |
7,59% |
5,73% |
-2,70% |
6º |
MITSUBISHI L200 |
12991 |
1242 |
1429 |
1008 |
8,51% |
8,18% |
-13,09% |
23,21% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
6619 |
602 |
674 |
1034 |
4,13% |
3,86% |
-10,68% |
-41,78% |
8º |
VW AMAROK |
4351 |
432 |
621 |
340 |
2,96% |
3,55% |
-30,43% |
27,06% |
9º |
RAM 3500 |
1449 |
267 |
441 |
0 |
1,83% |
2,52% |
-39,46% |
- |
10º |
RAM 1500 |
960 |
205 |
148 |
33 |
1,41% |
0,85% |
38,51% |
521,21% |
11º |
EFFA V21 |
586 |
74 |
85 |
50 |
0,51% |
0,49% |
-12,94% |
48,00% |
12º |
FORD MAVERICK |
1193 |
40 |
55 |
0 |
0,27% |
0,31% |
-27,27% |
- |
13º |
EFFA V22 |
215 |
27 |
24 |
23 |
0,19% |
0,14% |
12,50% |
17,39% |
14º |
RAM 2500 |
877 |
23 |
89 |
31 |
0,16% |
0,51% |
-74,16% |
-25,81% |
15º |
JEEP GLADIATOR |
116 |
17 |
35 |
0 |
0,12% |
0,20% |
-51,43% |
- |
16º |
CHEVROLET SILVERADO |
21 |
2 |
1 |
2 |
0,01% |
0,01% |
100,00% |
0,00% |
17º |
FORD F150 / F250 |
18 |
2 |
3 |
3 |
0,01% |
0,02% |
-33,33% |
-33,33% |
18º |
TOYOTA TUNDRA |
1 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
152404 |
14588 |
17478 |
17274 |
100,00% |
100,00% |
-16,54% |
-15,55% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte