Em mais um mês de resultados positivos, o segmento de sedãs cresceu em outubro 13% na comparação com o mesmo período de 2021 (22.130) – foram 24.997 emplacamentos no mês passado, quase 15% dos 168.474 veículos registrados no Brasil. Em relação a setembro (25.828), entretanto, todos os modelos das duas categorias somados recuaram pouco mais de 3%.
Vale destacar que, assim como nos meses anteriores, foram os modelos compactos os responsáveis pelos números positivos, com todos os sete primeiros colocados com desempenhos melhores do que os de um ano atrás. Responsável por mais de 1/3 do total, o Chevrolet Onix Plus (7.354) assegurou uma vantagem superior a 3 mil unidades sobre um VW Voyage (4.229) em seus últimos momentos de vida.
Vice-líder no acumulado de 2022, o Fiat Cronos (3.716) repetiu a 3ª posição de setembro. Quinto no último ranking, o Hyundai HB20S (2.155) subiu uma colocação. Embora com o maior avanço sobre 2021 - quando ainda era comercializada a geração anterior -, o Honda City (1.137) teve seu mês mais fraco desde janeiro (1.011) e foi superado pelo Toyota Yaris Sedan (1.456).
No compasso de espera pela chegada da versão reestilizada às concessionárias da marca, o VW Virtus (382) emplacou cerca de 300 unidades a menos do que o Renault Logan (689). Em seu pior resultado desde outubro de 2020 (108), o Nissan Versa (77) só ficou à frente dos aposentados Fiat Grand Siena (7) e Toyota Etios Sedan (1).
Sedãs Compactos |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
OUT/22 |
SET/22 |
OUT/21 |
% OUT 22 |
% SET 22 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
59180 |
7354 |
7781 |
4494 |
34,68% |
36,40% |
-5,49% |
63,64% |
2º |
VW VOYAGE |
27249 |
4229 |
4476 |
2968 |
19,95% |
20,94% |
-5,52% |
42,49% |
3º |
FIAT CRONOS |
30508 |
3716 |
3066 |
2816 |
17,53% |
14,34% |
21,20% |
31,96% |
4º |
HYUNDAI HB20S |
21166 |
2155 |
1599 |
1716 |
10,16% |
7,48% |
34,77% |
25,58% |
5º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
12165 |
1456 |
1360 |
557 |
6,87% |
6,36% |
7,06% |
161,40% |
6º |
HONDA CITY |
19662 |
1137 |
1742 |
266 |
5,36% |
8,15% |
-34,73% |
327,44% |
7º |
RENAULT LOGAN |
8198 |
689 |
834 |
370 |
3,25% |
3,90% |
-17,39% |
86,22% |
8º |
VW VIRTUS |
4230 |
382 |
313 |
1409 |
1,80% |
1,46% |
22,04% |
-72,89% |
9º |
NISSAN VERSA |
5047 |
77 |
196 |
945 |
0,36% |
0,92% |
-60,71% |
-91,85% |
10º |
FIAT GRAND SIENA |
4132 |
7 |
12 |
946 |
0,03% |
0,06% |
-41,67% |
-99,26% |
11º |
TOYOTA ETIOS SEDAN |
6 |
1 |
0 |
3 |
0,00% |
0,00% |
- |
-66,67% |
191543 |
21203 |
21379 |
16490 |
100,00% |
100,00% |
-0,82% |
28,58% |
Na disputa entre os médios os dois mais vendidos representara mais de 97% do total. Líder, o Toyota Corolla (3.286) foi o único do ranking a crescer em relação a 2021 (+9%). Já o Chevrolet Cruze, com 413 unidades, teve seu mês mais fraco desde junho do ano passado (371). Destaque em setembro, o híbrido Hyundai Ioniq desta vez emplacou apenas duas unidades e dividiu a lanterna com um Honda Civic sem produção nacional há quase um ano.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
OUT/22 |
SET/22 |
OUT/21 |
% OUT 22 |
% SET 22 |
VARIAÇÃO OUT/SET |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
34903 |
3286 |
3360 |
3012 |
86,61% |
75,52% |
-2,20% |
9,10% |
2º |
CHEVROLET CRUZE |
7965 |
413 |
780 |
480 |
10,89% |
17,53% |
-47,05% |
-13,96% |
3º |
VW JETTA |
452 |
37 |
5 |
110 |
0,98% |
0,11% |
640,00% |
-66,36% |
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
1277 |
31 |
45 |
276 |
0,82% |
1,01% |
-31,11% |
-88,77% |
5º |
KIA CERATO |
317 |
14 |
12 |
105 |
0,37% |
0,27% |
16,67% |
-86,67% |
6º |
JAC E-J7 |
37 |
9 |
8 |
0 |
0,24% |
0,18% |
12,50% |
- |
7º |
HONDA CIVIC |
1990 |
2 |
1 |
1657 |
0,05% |
0,02% |
100,00% |
-99,88% |
8º |
HYUNDAI IONIQ |
240 |
2 |
238 |
0 |
0,05% |
5,35% |
-99,16% |
- |
47181 |
3794 |
4449 |
5640 |
100,00% |
100,00% |
-14,72% |
-32,73% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota: compradores do Corolla GR ainda querem o manual
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Flagra: será esse o Toyota Corolla mais potente da história?
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Sedãs em agosto: Toyota Corolla tem mais de 70% de participação nos médios
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Teste Toyota Corolla GR-Sport 2024: o gato de caça