A cultura de trailers e motorhomes é bastante consolidada nos Estados Unidos, Austrália e também em uma boa parte de países na Europa. Mas parece que esse estilo de vida está se tornando uma opção no Brasil, tanto que empresas estão apostando nesse mercado. A paranaense Arara Campers é um bom exemplo, tanto que estreará nesse segmento com um camper disponível para picapes 4x4 como a Toyota Hilux.
Batizado de Ararinha, a estrutura da Arara Campers foi desenvolvida para ser instalada diretamente no chassi de picapes com tração 4x4. Feito com placas de composite FCM, a promessa é que o material é mais leve e mais robusto, sendo que usa perfis estruturais de alumínio na montagem. Segundo a empresa, o camper montado diretamente sobre o chassi (tipo flatbed) tem como vantagem ter mais espaço em relação aos campers habituais disponíveis no mercado, que geralmente são montados sobre caçambas de picapes onde são “encaixados”.
A área útil do camper é um dos maiores do segmento segundo a empresa, com 8,74 m2 e 12m3. Essa área útil é o suficiente para 1.100 litros de espaço em diversos compartimentos, bem como cama retrátil medindo 2 metros por 1,43 m e diversas janelas para melhor luminosidade, sendo quatro delas ao total, com uma delas do tipo panorâmica com 1,2x0,5m.
Há ainda muita comodidade, como TV para quarto e sala, chuveiro com aquecimento central a gás, água quente em todas as torneiras, banheiro, móveis modulares em fibra para dar resistência e diminuir o peso, cozinha com forno microondas, além de geladeira e fogão a gás. Em forma de “L”, a sala tem a disposição quatro lugares com mesa rotativa. O camper ainda conta com iluminação em LED, piso vinílico, porta anti-inseto e diversas tomadas que podem servir para o carregamento de equipamentos eletrônicos (notebook/celular/tablet).
Outro recurso interessante do camper para picapes são os quatro macacos de elevação. Com esse dispositivo é possível desacoplar e deixar estacionado o camper, assim pode-se utilizar o veículo separado.
“Temos uma das maiores áreas úteis da categoria camper com 8,74 m2 e 12m3. Prezamos pela leveza para favorecer a dirigibilidade, a economia de combustível e a estabilidade em estradas irregulares. Nosso camper foi projetado para usar 65% do limite de carga da caminhonete e dispensa qualquer modificação na suspensão ou colocação de bolsas de ar no veículo. Essa leveza reflete na capacidade de encarar caminhos ‘off road’ e no desempenho e segurança em estradas de chão ou no asfalto”, afirma o fundador da empresa Sergio Sosvianin.
Segundo a empresa, o lançamento do camper Ararinha vem a calhar num momento aquecido deste mercado, que acabou potencializado pela pandemia de coronavírus. “Não há números e levantamentos precisos no Brasil deste mercado, que já está consolidado nos Estados Unidos, Europa e países com padrão de vida alto, como a Austrália. Mas estimamos que houve aumento expressivo na procura por estes veículos, onde empresas conceituadas do setor tiveram mais de 100% de aumento nos pedidos durante 2020, o pico da pandemia”, disse Marcos Pivari, editor do site MaCamp, especializado em campismo e caravanismo.
As buscas pelo termo “motorhome” também subiram no Google, tendo uma procura de 42% em comparação ao período antes da pandemia, de acordo com a Arara Campers. A maior quantidade de procura pelo tema no site de buscas está nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota mostra Hilux movida a biogás desenvolvida pela engenharia do Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Oficial: essa é a primeira Toyota Hilux híbrida do mundo