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DAF apresenta novo motor 7 litros e está preparada para o Proconve P8

Regras nacionais que entram em vigor em 2023 são equivalentes ao Euro 6

Estande da DAF na Fenatran

Ainda no começo de 2022, a DAF entrou para o segmento de semipesados com a linha CF 7 litros, que o Motor1.com já andou. Agora, durante a Fenatran, maior feira nacional do setor de transportes, a empresa pertencente ao Grupo Paccar, já trouxe novidade para seu modelo de entrada em nosso mercado.

Com a entrada em vigor das regras Proconve P8 de emissões em 2023, equivalentes às regras Euro 6, o propulsor do CF 7 litros foi substituído e o caminhão recebeu outras novidades. Os propulsores MX-11 e MX-13, das linhas CF e XF, também foram revisados para atender às novas regras que passarão a vale a partir do ano que vem.

DAF CF 7 litros com novo motor

DAF CF 7 litros recebeu novo motor

O lançamento do CF, no início do ano, trazia o caminhão da DAF fazendo uso de um motor de origem Cummins (GR-7) com duas opções de potência: 286 cv e 305 cv. Agora, a empresa está lançando mão de um novo propulsor de 7 litros, com seis cilindros em linha e injeção de combustível Commom Rail.

No entanto, agora ele é do próprio Grupo Paccar. É o novo motor PX-7 Euro 6. Com a mudança, os CF semipesados passarão a contar com três opções de potência: 260 cv, 290 cv e 310 cv. Além de uma transmissão automatizada de 9 velocidades Ecotronic, pode ser equipado ainda com um câmbio manual de 9 marchas.

Linha CF e XF de pesados recebeu melhorias

Nova Linha DAF CF e XF com motores Proconve P8 (Euro 6)

Os modelos pesados da DAF, compostos pelas linhas CF e XF, também receberam alterações para o Proconve P8. Seus motores MX-11 e MX-13 de seis cilindros em linhas permanecem basicamente os mesmos, mas com algumas melhorias para atender às novas normas e prometem uma economia de combustível de até 8%. Eles receberam sistema de recirculação de gases, filtro DPF, bomba d'água variável e uma nova programação de gerenciamento. Agora, todos os modelos 6x2 ou 4x2 podem receber opcionalmente suspensão pneumática.

No caso do MX-11, usado no CF, o propulsor tem as opções de tração 4x2 e potências de 370 cv, 410 cv e 450 cv. Para o 6x2, são disponibilizadas as potências de 410 cv e 450 cv apenas. Para os modelos de chassi rígido 8x2, o MX-11 pode entregar 340 cv, 370 cv e 410 cv. O CF off-road é o único que usa tração 6x4 e o motor MX-13 com 480 cv.

Os DAF XF são acompanhados exclusivamente pelo motor MX-13 com opções de 480 cv e 530 cv, também revisados. Em ambos os casos, utiliza-se um freio motor selecionável e transmissão automatizada de 12 velocidades. Eles também podem contar com controle de cruzeiro preditivo, que leva em consideração o relevo da via para uma condução mais econômica.

DAF elétrico existe, mas não para o Brasil por enquanto

DAF LF Elétrico em exposição apenas

A DAF também está expondo um modelo elétrico que já é oferecido na Europa: o LF. O caminhão por enquanto está apenas a passeio, testando a receptividade do público. A empresa alega que não fará essa movimentação até o Brasil ter definidos seus planos de eletrificação para o setor de transportes.

O DAF LF elétrico em si, é um caminhão intermediário, com capacidade máxima de tração (CMT) de 19 toneladas. Se propulsor elétrico é capaz de entregar 353 cv de potência e 200,8 kgfm de torque. Seu conjunto de baterias tem 282 kWh, sendo 254 kWh úteis. Na Europa, já possui controle de estabilidade de série, assim como assistente de partida em rampa, controle de tração e airbag.

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