A Great Wall Motors (GWM) começou a revelar mais detalhes em relação a tecnologia embarcada que o seu grande lançamento terá no Brasil. Estamos falando do SUV Haval H6 PHEV, que será o primeiro carro da marca oferecido no mercado nacional e que será mostrado totalmente ainda este ano. Além disso, a marca chinesa também revelou que o utilitário começa a entrar em pré-venda a partir do 1º trimestre de 2023, com as entregas sendo feitas a partir de abril do ano que vem.
Entre os principais equipamentos que estarão de série em todos os modelos da GWM no Brasil, a marca destaca a câmera de reconhecimento facial, sistema de condução semiautônoma, comando por voz inteligente, sistema head-up display de projeção de informações no para-brisa e a chamada conectividade avançada, no qual a empresa destaca o sistema multimídia e conexão via aplicativos, entre outros.
Para começar, a GWM afirmou que seus carros vendidos no mercado brasileiro virão equipados um chip automotivo com alta capacidade processamento, o Qualcomm Snapdragon8155 – que substitui o antigo Snapdragon 820ª. A empresa diz que é especifico para veículos elétricos e que seu processamento é três vezes maior que o antigo processador. Mas falando dos equipamentos, a GWM afirma que o SUV Haval H6 contará com um sofisticado sistema de condução semiautônoma, composto por 14 radares e 5 câmeras – que permitem uma visão 360º ao redor do carro com nove pontos de vista com efeito 3D, além de imagem de boa resolução mesmo em ambientes escuros.
Sobre o sistema semiautônomo, o novo SUV contará com o famoso piloto automático adaptativo com função para e anda no trânsito, frenagem automática de emergência, que agrega ainda assistência de permanência em faixa (com centralização na faixa de rodagem), alerta de tráfego traseiro com frenagem, detector de pedestres e ciclistas com frenagem automática e alerta de colisão traseira. Tem ainda alerta de ponto cego e de abertura das portas (detectando até bicicletas), bem como assistente automático de estacionamento.
Como recursos exclusivos, a GWM destaca o Smart Cornering, que reduz a velocidade por meio do ACC antes de curvas, bem como o Smart Dodge System, que usa o sistema de centralização de faixa para manter o veículo a uma distância segura em ultrapassagens de veículos de grande porte. Já o Auto Reversing Assistance não é exclusividade da empresa chinesa, já que modelos com o BMW Série 3 tem. O sistema grava os últimos 50 metros percorridos em até 30 km/h e, assim que ativado, dá ré e percorre sozinho de volta o mesmo caminho, desviando de obstáculos que o carro desviou quando estava indo de frente antes. É um recurso pensado para ruas estreitas ou sem saída.
Cada vez mais usuais em carros, o Haval H6 contará com comando de voz inteligente, que entenderá os mais variados sotaques no Brasil segundo a marca. Permite também variação de termos e o uso de palavras-chave personalizáveis. Pode-se perguntar a previsão do tempo, atender ligações, reduzir volume do rádio e mais, abrir teto solar, porta-malas, janelas, entre outros.
Por fim a central multimídia, que será formada por uma tela de 12,3 polegadas antirreflexo de resolução full HD. O sistema terá conexão via Apple CarPlay e Android Auto sem fios, sistema nativo desenvolvido no Brasil, com a cabine contando com 5 entradas USB e carregador de smartphone sem fio por indução.
Haverá ainda um app da GWM onde o proprietário poderá ter a localização em tempo real do carro, ligar ar-condicionado e ventilação do banco a distância, bem como travar, destravar as portas e receber alertas por SMS sobre movimentação do veículo, abertura de portas, janela aberta, entre outros avisos. O sistema multimídia pode ser atualizado de forma online via OTA (atualização via nuvem), que aumentará recursos ou mesmo corrigirá bugs do sistema.
A GWM aproveitou e adiantou outras novidades também, como os 5 anos de garantia para o novo Haval H6 e 8 anos de garantia para a bateria. Vale lembrar ainda que todos os equipamentos divulgados hoje serão de série, com os modelos se diferenciando apenas pelo motor. Pra quem é fã de sistema de som de alta qualidade, a GWM antecipa que será um oferecido um sistema opcional de uma marca consagrada, mas ainda não divulgou.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja como é o novo motor de 8 cilindros para motos da GWM
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Opinião: Onda elétrica da China quer dominar o mundo
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
GWM Brasil anuncia inauguração de 32 lojas em shoppings de 14 estados
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Aguardado no Brasil, Haval Jolion é lançado antes na Argentina