O primeiro carro que a Great Wall Motors venderá no Brasil enfim foi apresentado. A terceira geração do Haval H6 foi revelada oficialmente na China, com dois visuais para as versões híbrida e híbrida plug-in. O SUV promete ter uma autonomia de até 1.000 km ao combinar o consumo de combustível com a energia das baterias, obviamente na versão PHEV. O lançamento nacional acontecerá no ultimo trimestre.

Para diferenciar as duas motorizações, o Haval H6 terá dois visuais diferentes. A variante com um sistema híbrido convencional tem um design mais normal, com uma grade hexagonal larga e um para-choque com luzes de neblina na vertical nas laterais. O modelo PHEV troca grade por uma com acabamento interno pontilhado sem bordas, que combina com os cortes horizontais logo abaixo dos faróis. O para-choque também é diferente, reposicionando as luzes de neblina mais para baixo e numa posição horizontal.

O resto do desenho do SUV é igual para as duas variantes, adotando uma lanterna única percorrendo toda a tampa do porta-malas e com um estilo que lembra muito os utilitários da Porsche. O interior aposta em um visual bem limpo e com poucos botões, usando um painel de instrumentos digital de 10,25” e uma central multimídia com display de 12,3”. A GWM destaca que é bem tecnológico, com head-up display colorido e um sistema de comandos por voz bem avançado. Tem até estacionamento autônomo, controlado por um aplicativo no smartphone.

Como dissemos, contará com dois tipos de sistemas híbridos. O híbrido normal, chamado de DHT, utiliza um motor 1.5 turbo combinado a um motor elétrico, entregando uma potência total de 243 cv e 54 kgfm de torque. O modelo DHT-PHEV usa o mesmo conjunto, porém eleva a potência para 326 cv. O tamanho das baterias não foi divulgado em nenhum dos casos, com a fabricante dizendo que o modelo PHEV tem uma autonomia elétrica de 55 km ou 110 km, dependendo da versão escolhida.

Haval H6 2023

O mais impressionante e que deve virar um dos pontos que a GWM usará para atrair os clientes é a autonomia total declarada, combinando o consumo de combustível e a energia elétrica. A fabricante diz que, em seus testes, o H6 DHT-PHEV chegou a ficar 43 horas rodando em um laboratório, registrando uma autonomia de 1.178 km. Usando o ciclo de testes NEDC (o antigo padrão europeu, mais brando), o carro faz 20,4 km/litro.

Será um pouco maior do que o Jeep Compass, o SUV médio mais vendido do país. O novo H6 mede 4.683 mm de comprimento, 1.886 mm de largura e 1.730 mm de altura, com 2.738 mm de entre-eixos. Como comparação, o Compass mede 4.404 mm de comprimento e tem um entre-eixos de 2.636 mm. Porém, não chega no porte do Commander, que tem 4.769 mm de comprimento e 2.794 mm de entre-eixos.

Haval H6 2023

No mercado chinês, o novo Haval H6 já pode ser reservado, por 149.800 yuan (R$ 112.899) na versão DHT. Com o sistema PHEV, o valor sobe para 168.800 yuan (R$ 127.219) na versão de 55 km e 176.800 yuan (R$ 133.248) na variante de 110 km. No caso do Brasil, ainda esperamos pela chegada, prevista para o final do ano, primeiro importado da China antes de ser feito em Iracemápolis (SP). A GWM promete que irá competir na mesma faixa de preços que os demais SUVs médios do mercado.


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