Novo Hyundai Creta: preço subiu quase R$ 20 mil em pouco mais de 1 ano
Atual versão do SUV da marca, que é feita no Brasil, teve reajustes de até 14,42%
O atual Hyundai Creta foi apresentado em agosto do ano passado. A geração que apresentada então trouxe profundas alterações no SUV da marca que é fabricado em Piracicaba (SP). Além de um visual bem diferente do que estávamos acostumados, o SUV ainda trouxe uma nova opção de motorização mais eficiente.
No entanto, como aconteceu com diversos outros modelos no mercado brasileiro, seu preço teve aumentos significativos até agora, outubro de 2022. Dependendo da configuração, o reajuste em menos de 14 meses encostou em R$ 20 mil. Veja o que mudou no Hyundai Creta, o que cada versão entrega e o quanto ele encareceu no período. Neste levantamento, não incluímos as versões Action e N Line, que foram apresentadas em momentos diferentes.
O que mudou no novo Hyundai Creta?
Galeria: Hyundai Creta Limited 1.0T
O visual do novo Hyundai Creta 2022 é praticamente o mesmo oferecidas em outros mercados como China, Índia e Rússia, trazendo pequenas variações. Esta identidade aparece pelo esquema de faróis duplos, deixando as luzes diurnas em LED nem finas perto do capô, enquanto o conjunto principal está logo abaixo, no entorno de mais uma linha de LED.
A grade tem um formato hexagonal mais angular, como na variante russa, mas com uma entrada de ar na base que não segue o estilo do resto da peça. Na versão chinesa, este elemento fica na parte superior da grade. Tirando isso, o Creta brasileiro é igual ao russo. Ou seja, tem lanternas que seguem a mesma identidade dos faróis, usando uma linha em LED superior e um conjunto maior logo abaixo.
Da mesma forma que o HB20, o novo Creta 2022 utiliza uma evolução da plataforma da geração anterior, modificada o suficiente para que a empresa considere ser uma nova geração. Isso fez com que o carro crescesse, medindo 4,30 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,61 m de entre-eixos – as mesmas medidas do modelo global. Ou seja, é 3 cm mais longo e o entre-eixos aumentou 2 cm. Tem uma altura em relação ao solo de 190 mm. Apesar do ganho em espaço interno, o porta-malas encolheu um pouco em relação ao modelo anterior: agora são 422 litros.
Sob o capô vemos o motor 1.0 turbo GDI de três cilindros, exatamente o mesmo que equipa a linha do HB20 e HB20S. Entrega 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 kgfm a 1.500 rpm e, segundo a marca, faz 8,3 km/litro na cidade e 8,7 km/litro na estrada, com etanol. Mudando o combustível para gasolina, a média sobe para 11,6 km/litro e 12 km/litro, respectivamente. Será oferecido apenas com câmbio automático de 6 marchas. De acordo com a Hyundai, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,5 segundos.
A versão mais cara mantém o motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, porém com uma novidade. Foi atualizado entrega 167 cv a 6.200 rpm e 20,6 kgfm a 4.700 rpm. É apenas 1 cv e 0,1 kgfm a mais, porém a marca promete que ficou 8% mais eficiente, reduzindo o consumo de combustível. O rendimento declarado pela empresa é de 7,7 km/litro no ciclo urbano e 8,7 km/litro no rodoviário ao usar etanol. Com gasolina, faz 10,9 km/litro e 12,4 km/litro. A transmissão automática de 6 marchas continua a ser a única opção e vai de 0 a 100 km/h em 9,3 s.
O que cada versão do novo Hyundai Creta traz de série?
Comfort 1.0 turbo AT
Faróis com projetor, iluminação diurna em LED, rodas de liga leve de 16”, computador de bordo com tela de 3,5”, apoio de braço central, controles eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), monitoramento de pressão dos pneus, travas e vidros elétricos, ar-condicionado, volante com ajuste de altura e profundidade, câmera de ré, direção elétrica, retrovisores laterais com ajuste elétrico, controle de cruzeiro, start-stop, faróis automáticos e central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Limited 1.0 turbo AT
Adiciona o sistema Bluelink, faróis de neblina, rodas de liga leve de 17” diamantadas, volante em couro, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionaod digital, carregador wireless para smartphone, paddle-shift no volante para troca de marcha, chave presencial, partida por botão, saída de ar para a fileira traseira e retrovisores laterais com rebatimento elétrico.
Platinum 1.0 turbo AT
Todos os itens do Creta Limited, mais a central multimídia de 10,25”, painel de instrumentos com tela de 7” colorida, conexão Android Auto e Apple CarPlay com fio, interior nas cores preto e marrom, bancos de couro na cor marrom, monitor de ponto cego, freio de estacionamento eletrônico com função auto hold, monitoramento de pressão dos pneus com indicador individual, banco do motorista com ventilação, câmera 360° e seletor de modo de condução.
Ultimate 2.0 AT
Ganha teto solar panorâmico, faróis e lanternas em LED, rodas de liga leve diamantadas de 18”, acabamento interno em bege e marrom, volante de couro marrom, bancos de couro em marrom e bege, detector de fadiga, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto adaptativo, e sistema de som com dois tweeters.
A evolução dos preços do novo Hyundai Creta
As 4 versões listadas aqui sofreram expressivos aumentos de preços na comparação das tabelas de agosto de 2021 com as de outubro de 2022. Começando pela versão de entrada Comfort 1.0 turbo AT, ela foi lançada por 107.490 e agora está saindo por R$ 122.990. O reajuste foi de R$ 15.500 no acumulado do período, ou 14,42%. Proporcionalmente, foi o maior aumento da linha Creta.
A segunda opção, a Limited 1.0 turbo AT, ficou R$ 12.800 mais cara (+10,62%). Saiu de R$ 120.490 para R$ 133.290. A versão Platinum 1.0 turbo AT é a mais completa com o motor turbinado. Foi lançada por R$ 135.490 e está saindo agora por R$ 145.790 após um reajuste de 7,60%, ou R$ 10.300. Mas vale lembrar que, no lançamento da linha 2023, esta versão perdeu o teto solar panorâmico de série. Por último, a versão Ultimate, a única que ainda oferece o motor 2.0 aspirado, está R$ 19.200 mais cara (+12,97%). Saiu de R$ 147.990 para R$ 167.190.
Hyundai Creta | Preço em agosto de 2021 | Preço em outubro de 2022 | Diferença em R$ | Diferença em % |
Comfort 1.0 turbo AT6 | R$ 107.490,00 | R$ 122.990,00 | R$ 15.500,00 | 14,42% |
Limited 1.0 turbo AT6 | R$ 120.490,00 | R$ 133.290,00 | R$ 12.800,00 | 10,62% |
Platinum 1.0 turbo AT6 | R$ 135.490,00 | R$ 145.790,00 | R$ 10.300,00 | 7,60% |
Ultimate 2.0 AT6 | R$ 147.990,00 | R$ 167.190,00 | R$ 19.200,00 | 12,97% |
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