O México tem um papel importante para a Volkswagen, produzindo carros para o todo o continente americano. Por isso, o anúncio de um investimento na linha de montagem de Puebla (MEX) nos interessa por ter chances de dar origem a um carro que chegará ao Brasil. A fabricante anunciou um aporte de US$ 763,5 milhões naquele país.
O investimento será usado para modernizar o complexo e incluir um quarto modelo na linha de montagem – e, segundo a mídia local, este novo carro será um SUV-cupê baseado no Tiguan, chamado Tayron X. Apesar do anúncio, a Volkswagen não quis comentar muito sobre como este dinheiro será usado de maneira específica, afirmando que o período do investimento é entre 2022 e 2025. Segundo a marca, a fábrica em Puebla receberá uma nova linha de pintura e adotará algumas soluções para obter energia de fontes renováveis, como uma fazenda de ventos. A meta é reduzir a emissão de CO2 em 29 toneladas por ano.
O destaque é a adição do quarto modelo produzido na fábrica, que atualmente monta Jetta, Taos e Tiguan. O comunicado enviado à imprensa diz que será um carro com motor a combustão, descartando as chances de ser um elétrico para o mercado norte-americano – o ID.4 já é produzido nos EUA. O fato de ser um quarto carro já descarta que seria a nova geração do Tiguan, mesmo que o período do investimento esteja dentro do prazo para a renovação do SUV médio, lembrando que a reestilização começou a ser produzida no México em maio de 2021.
O que diversas mídias mexicanas dizem é que a Volkswagen apostará em mais um SUV, desta vez com porte do Tiguan. Seria o Tayron X, modelo que nasceu na China em 2020. Alguns apontam que o lançamento estaria previsto para o final de 2024. Seria uma forte da complementar a oferta do Tiguan para a América do Norte com uma variante mais estilosa e, obviamente, mais cara. Também ajudaria a preencher a lacuna de preços entre o Tiguan (US$ 26.590) e o Atlas Cross Sport (US$ 33.910).
Baseadon no Tayron, que é uma alternativa ao Tiguan para o mercado chinês, o Tayron X tem 4,62 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,66 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Em comparação, o Tiguan Allspace, versão mais longa do SUV médio, tem 4,70 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos.
Na China, é oferecido somente com o motor 2.0 TSI, em duas configurações: a básica tem 186 cv e 32,6 kgfm de torque, enquanto as versões topo de linha contam com 220 cv e 35,6 kgfm. Sempre utiliza a transmissão automatizada DSG de 7 marchas e embreagem dupla, oferecendo também o sistema de tração integral 4MOTION como opcional. Conta ainda com uma versão híbrida plug-in GTE, com motor 1.4 turbo e outro elétrico, entregando uma potência combinada de 211 cv. A Volkswagen diz que tem uma autonomia de 46 km no modo elétrico e que chega a fazer 33,3 km/litro.
Com a produção no México, o Tayron X teria chances de desembarcar no Brasil, aproveitando o acordo comercial que isenta o carro do imposto de importação. Poderia ser o novo modelo topo de linha da empresa, posicionado acima do Tiguan – que ainda não chegou ao país com a reestilização lançada no ano passado na América do Norte. Caso este seja o plano da Volkswagen, e com o lançamento previsto somente para 2024, o SUV-cupê só fará sua estreia por aqui em 2025, na melhor das hipóteses.
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