O maior mercado mundial de veículos novos seguiu em setembro sua forte trajetória de retomada. De acordo com a CAAM, associação de fabricantes da China, foram comercializadas 2,61 milhões de unidades no mês passado, alta de pouco mais de 26% frente ao mesmo período de 2021. Segundo o Best Selling Cars Blog, este foi o 2º melhor setembro da história, atrás apenas de 2017.
O mês passado foi ainda o 4º consecutivo com evolução nos números frente ao ano anterior. Negativo até julho, o acumulado de 2022 (19,470 milhões) agora já é 4,5% superior. Líder pelo 5º mês seguido, a Volkswagen foi a nº 1 para 217.754 consumidores, mas o grande destaque foi novamente a BYD: com 191.237 unidades, a marca local foi a vice pela 3ª vez seguida.
Além disso, este foi o 5º mês consecutivo com recorde de vendas para a BYD. Considerando que há um ano a desvantagem em relação à VW era de quase 100 mil unidades e que caiu para pouco mais de 26 mil no mês passado, não é surreal – mantido o ritmo de crescimento atual – que a marca possa chegar à liderança em curto espaço. Sexta, a Tesla (77.613) liderou entre as premium.
POS. |
MARCA |
SET.22 |
% PART. 2022 |
SET.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
VW |
217.754 |
8,3% |
176.757 |
8,6% |
23,2% |
2º |
BYD |
191.237 |
7,3% |
79.037 |
3,8% |
142,0% |
3º |
TOYOTA |
155.748 |
6,0% |
93.468 |
4,5% |
66,6% |
4º |
HONDA |
100.167 |
3,8% |
136.580 |
6,6% |
-26,7% |
5º |
CHANGAN |
85.650 |
3,3% |
75.340 |
3,6% |
13,7% |
6º |
TESLA |
77.613 |
3,0% |
56.006 |
2,7% |
38,6% |
7º |
NISSAN |
70.016 |
2,7% |
75.488 |
3,7% |
-7,2% |
8º |
GEELY |
66.368 |
2,5% |
84.500 |
4,1% |
-21,5% |
9º |
WULING |
62.943 |
2,4% |
74.748 |
3,6% |
-15,8% |
10º |
BMW |
62.505 |
2,4% |
51.557 |
2,5% |
21,2% |
11º |
BUICK |
62.007 |
2,4% |
84.257 |
4,1% |
-26,4% |
12º |
GAC |
60.806 |
2,3% |
36.514 |
1,8% |
66,5% |
13º |
MERCEDES-BENZ |
54.107 |
2,1% |
31.399 |
1,5% |
72,3% |
14º |
AUDI |
53.725 |
2,1% |
28.742 |
1,4% |
86,9% |
15º |
CHERY |
52.163 |
2,0% |
58.074 |
2,8% |
-10,2% |
16º |
HAVAL |
41.118 |
1,6% |
54.561 |
2,6% |
-24,6% |
17º |
DONGFENG |
31.824 |
1,2% |
43.514 |
2,1% |
-26,9% |
18º |
HYUNDAI* |
30.023 |
1,2% |
- |
- |
- |
19º |
HONGQI* |
29.020 |
1,1% |
- |
- |
- |
20º |
FORD* |
20.984 |
0,8% |
- |
- |
|
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
2.610.000 |
100,0% |
2.067.000 |
100,0% |
26,3% |
|
ACUMULADO |
19.470.000 |
100,0% |
18.623.000 |
100,0% |
4,5% |
Entre os modelos, a liderança coube ao Tesla Model Y (46.694) – o modelo já havia sido o nº 1 em junho -, mas a vantagem sobre o Song Plus (45.934) – já em pré-venda no Brasil -, foi inferior a mil unidades. O modelo da BYD, vale ressaltar, conquistou a 3ª liderança seguida entre os SUVs com o seu novo recorde de vendas.
A marca ainda emplacou outros três modelos entre os dez primeiros, com destaque para o resultado histórico do Han (31.336), 7º. Líder em julho, o elétrico Wuling Hongguag Mini EV (37.416) repetiu o 3º lugar de agosto e segue em 2º no ano. Mais vendido no mês anterior e líder em 2022 com cerca de 16 mil unidades à frente do Mini EV, o Nissan Sentra (35.926), conhecido por lá como Sylphy, desta vez foi o 4º. Nono, o Toyota Corolla (25.373) avançou quase 130%.
POS. |
MODELO |
SET.22 |
% PART. 2022 |
SET.21 |
% PART. 2021 |
VAR. 2022/2021 |
1º |
TESLA MODEL Y |
46.694 |
1,8% |
33.544 |
1,6% |
39,2% |
2º |
BYD SONG |
45.934 |
1,8% |
21.414 |
1,0% |
114,5% |
3º |
WULING HONGGUANG MINI EV |
37.416 |
1,4% |
35.176 |
1,7% |
6,4% |
4º |
NISSAN SYLPHY |
35.926 |
1,4% |
34.111 |
1,7% |
5,3% |
5º |
VW LAVIDA |
35.013 |
1,3% |
32.597 |
1,6% |
7,4% |
6º |
BYD QIN PLUS |
33.958 |
1,3% |
23.560 |
1,1% |
44,1% |
7º |
BYD HAN |
31.336 |
1,2% |
10.248 |
0,5% |
205,8% |
8º |
TESLA MODEL 3 |
30.919 |
1,2% |
22.462 |
1,1% |
37,7% |
9º |
TOYOTA COROLLA |
25.373 |
1,0% |
11.160 |
0,5% |
127,4% |
10º |
BYD DOLPHIN* |
24.855 |
1,0% |
- |
- |
- |
11º |
VW BORA |
22.659 |
0,9% |
17.497 |
0,8% |
29,5% |
12º |
HONDA ACCORD |
21.163 |
0,8% |
19.907 |
1,0% |
6,3% |
13º |
VW SAGITAR |
21.037 |
0,8% |
13.839 |
0,7% |
52,0% |
14º |
VW PASSAT |
20.675 |
0,8% |
13.424 |
0,6% |
54,0% |
15º |
TOYOTA CAMRY |
20.288 |
0,8% |
14.244 |
0,7% |
42,4% |
16º |
TOYOTA LEVIN |
17.418 |
0,7% |
11.542 |
0,6% |
50,9% |
17º |
HAVAL H6 |
16.887 |
0,6% |
25.410 |
1,2% |
-33,5% |
18º |
CHANGAN CS75 |
16.849 |
0,6% |
15.798 |
0,8% |
6,7% |
19º |
BYD YUAN PLUS* |
16.701 |
0,6% |
- |
- |
- |
20º |
BMW SÉRIE 3 L* |
16.174 |
0,6% |
- |
- |
- |
21º |
VW MAGOTAN* |
15.896 |
0,6% |
- |
- |
- |
22º |
BYD TANG* |
15.051 |
0,6% |
- |
- |
- |
23º |
BUICK GL8 |
14.952 |
0,6% |
12.472 |
0,6% |
19,9% |
24º |
NISSAN TEANA |
14.447 |
0,6% |
15.176 |
0,7% |
-4,8% |
25º |
VW TIGUAN L |
14.242 |
0,5% |
22.157 |
1,1% |
-35,7% |
26º |
MERCEDES GLC* |
13.740 |
0,5% |
- |
- |
- |
27º |
BMW SÉRIE 5 L |
13.721 |
0,5% |
17.307 |
0,8% |
-20,7% |
28º |
TOYOTA RAV4 |
13.698 |
0,5% |
10.743 |
0,5% |
27,5% |
29º |
GAC AION S* |
13.522 |
0,5% |
- |
- |
- |
30º |
GEELY EMGRAND |
13.474 |
0,5% |
16.932 |
0,8% |
-20,4% |
31º |
MERCEDES CLASSE E L* |
13.430 |
0,5% |
- |
- |
- |
32º |
HONDA CR-V* |
13.422 |
0,5% |
15.383 |
0,7% |
-12,7% |
33º |
GAC AION Y* |
13.408 |
0,5% |
- |
- |
- |
34º |
NISSAN QASHQAI |
13.005 |
0,5% |
16.307 |
0,8% |
-20,2% |
35º |
VW THARU |
12.886 |
0,5% |
20.836 |
1,0% |
-38,2% |
36º |
CHANGAN EADO |
12.625 |
0,5% |
13.271 |
0,6% |
-4,9% |
37º |
AUDI Q5 L* |
12.620 |
0,5% |
- |
- |
- |
38º |
BUICK VERANO* |
12.578 |
0,5% |
- |
- |
- |
39º |
CHERY TIGGO 8 |
12.256 |
0,5% |
11.373 |
0,6% |
7,8% |
40º |
NETA V* |
11.935 |
0,5% |
- |
- |
- |
41º |
HONGQI HS5* |
11.806 |
0,5% |
- |
- |
- |
42º |
GEELY XINGYUE L* |
11.728 |
0,4% |
- |
- |
- |
43º |
TOYOTA WILDLANDER* |
11.596 |
0,4% |
- |
- |
- |
44º |
CHEVROLET MONZA* |
11.573 |
0,4% |
- |
- |
- |
45º |
AUDI A4 L* |
11.503 |
0,4% |
- |
- |
- |
46º |
WULING HONGGUANG |
11.476 |
0,4% |
18.689 |
0,9% |
-38,6% |
47º |
BUICK ENVISION |
11.399 |
0,4% |
15.214 |
0,7% |
-25,1% |
48º |
VW LAMANDO* |
11.358 |
0,4% |
- |
- |
- |
49º |
GEELY BINYUE |
11.094 |
0,4% |
13.199 |
0,6% |
-15,9% |
50º |
CHANGAN CS55 |
11.053 |
0,4% |
10.570 |
0,5% |
4,6% |
Observação: números de setembro/21 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Mais vendidos na Europa em março: Tesla Model Y supera Golf e Sandero
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Tesla é o 1º elétrico da história a ser o carro mais vendido da Europa
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023