Jeep Avenger: mini Renegade tem motor 1.2 turbo e é estudado para o Brasil
Novo SUV compacto também será vendido com propulsores tradicionais, além das versões elétricas
Apresentado ao mundo no início de setembro como nova aposta da Jeep para o segmento de SUVs de entrada, o Avenger não demorou para entrar no configurador online do site da marca. Em mercados da Europa, foco comercial do modelo, já é possível conferir detalhes e saber mais sobre o catálogo do crossover na página da empresa. Entre as principais novidades, destaque para a oferta de motores tradicionais a combustão.
A Jeep apresentou o modelo com foco na versão elétrica (autonomia de 550 km no ciclo urbano) e pouco falou sobre versões a gasolina. Agora, o configurador online revela que o Avenger também será vendido sem eletrificação total e equipado com motor 1.2 GSE turbo de 100 cv de potência. O câmbio será manual, pelo menos neste período inicial de oferta. A versão disponível é 1ST Edition, comum em lançamentos.
A confirmação da adoção de motores tradicionais indica que o Avenger será um carro de volume da Jeep na Europa. As versões elétricas serão posicionadas no topo da gama, cumprindo importante papel em termos de eletrificação, enquanto as demais a gasolina terão apelo comercial bem mais forte. Propulsores diesel, populares na Europa, também podem entrar no catálogo em breve.
De porte compacto - são apenas 4,08 metros de comprimento - o Avenger toma como base a plataforma modular CMP (desenvolvida inicialmente pela PSA e hoje disponível na prateleira de todo o grupo Stellantis). Na prática, é a mesma arquitetura adotada Peugeot 2008, DS Crossback e Opel Mokka. Toda produção será concentrada na fábrica de Tychy, na Polônia, com foco no abastecimento do mercado europeu. Da mesma planta, nos próximos anos, sairão outros SUVs irmãos de projeto, sendo um da Fiat e outro da Alfa Romeo.
Jeep Avenger no Brasil?
A Jeep está muito bem no Brasil com o Renegade, Compass e Commander. Há espaço para um novo modelo de tamanho menor que o Renegade? Estaria o novo Avenger nos planos da marca por aqui? Motor1.com esteve na edição deste ano do Salão do Automóvel Paris, evento que a Jeep usou para mostrar a nova versão 4x4 do modelo. Sem representantes da operação brasileira, havia apenas executivos globais da marca.
Questionados sobre a possibilidade do Avenger ser vendido no Brasil, a resposta foi a de que neste momento está em estudo. A única ressalva feita foi a de que, caso tenha sinal verde, só seria viável com produção nacional. Vale a pena ficar de olho.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Jeep Avenger: 1º flagra mostra o SUV já em testes no Brasil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Cotado para o Brasil, Jeep Avenger vai mal em teste de segurança na Europa
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Pelo Mundo: Veja avaliação do Jeep Avenger; SUV pode ser feito no Brasil
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Já andamos: Jeep Avenger 1.2 Turbo 2023 tem tamanho certo para o Brasil