Um Jeep sem ter algum tipo de tração nas quatro rodas não é um Jeep, algo que a própria marca considera como uma regra para lançar um veículo. A Stellantis prometeu que o inédito Avenger, seu novo carro de entrada, terá uma variante 4x4 e ela finalmente foi apresentada no Salão de Paris (França), como um conceito levemente alterado, trazendo um rack no teto e paralamas alargados para dar espaço para as rodas de liga leve com pneus all-terrain.
Curiosamente, apesar de ser a segunda vez que fala sobre o Jeep Avenger, a fabricante não revelou muitas informações técnicas sobre o pequeno SUV. Sabemos que o utilitário terá um sistema de tração integral com um segundo motor elétrico no eixo traseiro. A versão normal tem um único motor no eixo dianteiro, com 156 cv e 26,5 kgfm. Porém, teremos que esperar por outro momento para saber mais sobre o segundo propulsor.
Caso o motor traseiro seja igual ao dianteiro, é provável que o Avenger tenha uma potência na casa dos 300 cv e um torque de aproximadamente 51 kgfm. Deve utilizar o mesmo conjunto de baterias de 54 kWh da versão de tração dianteira, que tem uma autonomia declarada de 400 km pelo ciclo WLTP usado na Europa. A Jeep diz que pode chegar a 550 km no ciclo urbano.
Vale lembrar que a Jeep diz que três minutos de recarga com um posto de 100 kW equivale a 30 km de autonomia, enquanto 24 minutos são suficientes para ir de 20% até 80%. A adição do segundo motor no eixo traseiro não deve impactar negativamente no espaço interno, que tem 380 litros de porta-malas no Avenger de tração dianteira e um pequeno espaço de 34 litros na frente.
Até o momento, fontes ligadas à Stellantis dizem que a operação na América Latina ainda tem que conhecer o carro e fazer um estudo para entender se tem chances de vir ao Brasil. Enquanto isso não é definido, a empresa pretende lançar o Grand Cherokee 4xe, nova geração do SUV grande com um sistema híbrido plug-in, com lançamento previsto somente para o ano que vem, por conta da demanda nos EUA.
Fonte: Jeep
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Jaecoo J5: SUV rival de T-Cross e Creta é revelado e poderá vir ao Brasil
Jeep Grand Cherokee vai mal nas vendas e terá produção suspensa
Kia Sportage 2026 renova visual e abandona câmbio de dupla embreagem
Jeep Commander muda na Índia após vendas fracas e rejeição do mercado
Ram Rampage 2025 estreia novo 2.2 turbodiesel e nova versão de entrada
Jeep Compass 2025 tem desconto de R$ 30.000 na versão Sport