*Atualizado em 19/10 às 10h20
A geração 992 do Porsche 911 já está entre nós desde 2018, quando estreou mundialmente. E como é tradição na marca de Stuttgart, as versões são reveladas gradativamente com o passar dos anos. Depois do Carrera, Turbo, GT3, GTS e GT3 RS, a Porsche revela para o mundo o novo 911 Carrera T 2023, a versão intermediária entre os modelos Carrera e Carrera S que, para a alegria dos entusiastas, continua trazendo como destaque o câmbio manual.
Como manda a tradição, o novo 911 Carrera T 2023 traz o famoso motor boxer 6 cilindros de 3,0 litros em configuração biturbo, que aqui entrega seus 385 cv de potência e 47,76 kgfm de torque. Como você pode notar, é a mesma força do 911 Carrera “básico”, mas com a diferença de ostentar nada menos do que um câmbio manual de 7 marchas de série. Como a própria Porsche diz, a linha T é caracterizada por ter equipamentos que melhoram tanto o desempenho como o prazer ao dirigir. E nada melhor que ter um pedal da embreagem para fazer jus a isso, bem como peso reduzido para 1.476 kg, ou 43,3 kg a menos que um Carrera (para isso o banco traseiro saiu).
É claro: a marca disponibiliza ainda para o 911 Carrera T uma transmissão automatizada de dupla embreagem PDK de 8 velocidades sem cobrar a mais por isso. Traz também diferencial traseiro de deslizamento limitado por acionamento mecânico, que faz uma distribuição variável do torque para as rodas traseiras e que na prática ajuda no contorno de curvas em velocidades mais altas. Sobre os números de pista, a Porsche anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos com câmbio manual ou 3,8s se equipado com transmissão PDK. Já a velocidade máxima é igual para ambos: 291 km/h.
Outras diferenças que certamente mudam a dinâmica do 911 Carrera T comparado ao Carrera normal é a suspensão esportiva PASM de série, que inclui uma redução da altura em relação ao solo em 10 mm. Para quem aprecia o ronco dos 6 cilindros contrapostos do característico motor boxer, o isolamento acústico também foi reduzido para ampliar a trilha sonora na cabine. A versão também soma o pacote Sport Chrono, o que significa que você terá um relógio no topo do painel e recursos como controle de largada. Opcionalmente, a fabricante oferta o sistema de eixo traseiro direcional.
Esteticamente o 911 Carrera T é discreto, trazendo rodas Titanium Grey Carrera S de 20 polegadas na frente e 21 polegadas na traseira que são calçadas com 245/35 e 305/30, respectivamente. Os retrovisores, a grelha da tampa do motor e o logotipo traseiro com a inscrição 911 Carrera T são pintados de cinza Ágata, enquanto o escapamento tem acabamento em preto brilhante. Nas laterais, ficam os badges com o nome da versão.
Na cabine a sobriedade e esportividade imperam, com o 911 Carrera T trazendo volante GT Sport e bancos Sport Seats Plus de quatro vias de série, que trazem um revestimento em cinza escuro. Além da redução do isolamento acústico e da retirada dos bancos traseiros (eles podem ser colocados sem custo caso o cliente queira) que já mencionamos, o 911 T também tem vidros mais finos e uma bateria e mais compacta.
De acordo com a Porsche, a letra "T" na designação do Porsche 911 Carrera T significa Touring e está diretamente ligado à homologação do 911 T como um carro de turismo em 1968, que foi comercializado em sua primeira série até 1973. Em 2017, a Porsche ressuscitou esta versão de proposta mais leve e sem filtros do 911 na geração anterior 991. De lá para cá, a marca alemã expandiu a linha T para outros modelos da gama, á exemplo do 718 Cayman T, 718 Boxster T e Macan T.
Posicionado entre as versões Carrera (R$ 769.000) e Carrera S (R$ 929.000), o novo 911 Carrera T já está em pré-venda no Brasil pelo preço de R$ 815.000.
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