Apesar de toda expectativa criada em torno do lançamento de uma nova geração, tudo indica que o Toyota Yaris Hatchback seguirá à venda no mercado internacional pelos próximos anos sem grandes mudanças. De acordo com reportagem da imprensa da Ásia, berço comercial do modelo, o compacto não acompanhará o irmão Sedan na recente troca de linhagem e receberá apenas retoques visuais típicos de facelifts.
A notícia pega muitos de surpresa, já que a tendência natural seria o hatchback seguir o mesmo caminho de renovação do irmão sedã. No entanto, segundo informado, a Toyota avaliou que não valerá a pena no longo prazo investir no projeto e definiu que o caminho será reestilizar o Yaris Hatchback atual, deixando-o à venda por pelo menos mais dois ou três anos. Depois disso, a chegada de uma geração inteiramente nova poderá ser discutida.
O facelift já está sendo desenvolvido e não deve demorar para ser lançado. Apesar de ainda mantido em segredo, tudo indica que dará ao modelo novidades principalmente na dianteira. Nesse sentido, os faróis serão redesenhados com inspiração em modelos maiores (leia-se Corolla e Camry), enquanto para-choque e grade formarão conjunto bem mais agressivo. As laterais terão rodas e calotas redesenhadas, ao passo que a traseira terá novo para-choque.
Na cabine, a tendência é que o modelo adote o mesmo volante do novo Yaris Sedan (chamado na Ásia de Yaris Ativ) e troque o sistema de entretenimento atual por um mais moderno com tela de 9 polegadas. Novos revestimentos e apliques também são esperados.
Já na mecânica, a versão asiática seguirá equipada com motor 1.2 aspirado de 94 cv e câmbio automático de tipo CVT. Em termos de segurança, além dos 6 airbags, o modelo deve ganhar recursos advindos do pacote Toyota Safety Sense, que inclui frenagem de emergência e diversos sistemas de assistência à condução.
Toyota Yaris Ativ 2023
Por aqui, sabemos que a nova geração do Yaris Sedan será produzida e posicionada como principal resposta da Toyota ao Honda City. Resta saber se o Hatchback seguirá o mesmo caminho da versão asiática ou seguirá à venda sem mudanças. Corre por fora ainda lançamento de inédito SUV compacto híbrido posicionado abaixo do Corolla Cross.
Fonte: HeadLight
RECOMENDADO PARA VOCÊ
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia