A Renault está dominando o Salão de Paris (França) com diversos conceitos, antecipando sua futura linha elétrica. Vimos modelos como o 4Ever Trophy, protótipo que retoma o espírito aventureiro do lendário Renault 4, ou o Scenic Vision, a nova geração do carro que agora será um SUV posicionado acima do Megane E-Tech.
O novo R4 continua a nova identidade visual estreada pelo R5 Concept e que será usada também por modelos produzidos na América Latina. É o que disse Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina, em uma conversa com Motor1.com, adiantando que esta filosofia de design tomará forma em um novo SUV produzido na região, que será apresentado em 2024. Sibilla não revelou mais nada sobre o carro, como seu segmento, plataforma a ser usada ou onde será produzido.
Porém, antecipou uma informação importante: "não será um substituto para os Duster e Captur atuais."
Só que Fabrice Cambolive, chefe global da marca Renault, antecipou que este produto "será um modelo do Segmento C", ainda que não tenha dito mais nada. O CEO da Renault, Luca de Meo, havia dito anteriormente que a marca teria uma versão própria do SUV médio antecipado pelo conceito Dacia Bigster, com porte semelhante ao Jeep Compass e que seria vendido na América Latina.
Segundo revelou Cambolive, a ideia da Renault é aumentar sua participação em segmentos superiores no mercado, algo bem diferente da estratégia usada nos últimos anos, em que se concentrou nos segmentos A (subcompactos, com o Kwid) e B (compactos, com Sandero, Stepwaym Logan, Duster e Captur).
Conversamos com Pablo Sibilla, presidente da Renault Argentina:
- Na coletiva de imprensa durante o Salão de Paris, o CEO do Grupo Renault, Luca de Meo, focou em três objetivos. O primeiro deles é a eletrificação. Quado as tecnologias de veículos elétricos apresentados em Paris chegarão à Argentina?
A Renault já anunciou que, em 2023, irá lançar uma nova linha completa de veículos elétricos. Lançaremos o Megane E-Tech, Kwid E-Tach e o novo Kangoo E-Tech. A Renault foi pioneira ao oferecer veículos elétircos na Argentina com o Kangoo Z.E. e planeja seguir expandindo essa oferta. [No Brasil, o Kwid E-Tech já está nas concessionárias e tanto o Megane quanto o Kangoo foram confirmados para 2023].
- O segundo foco da apresentação em Paris foi a mobilidade, através da empresa Mobilize. Quando a divisão chegará à Argentina?
A estratégia da Mobilize será aprsentada na Argentina no 1º trimestre do ano que vem [está no Brasil desde 2021]. Já estamos realizando os primeiros ensaios em Buenos Aires em aliança com uma empresa de mobilidade que iremos anunciar em breve. hoje temos 16 Renault Logan que estão sendo usados por motoristas de aplicativos, em serviços smiliares ao de empresas como Uber e Cabify.
- Há planos de, em algum momento, oferecer algum Renault elétrico para estes motoristas?
Não nesta primeira etapa, onde vamos operar com o Logan. Porém, na Europa, é uma prática bem comum. Um taxista que antes gastava 125 euros por dia em combustível, hoje gasta apenas 12 euros em eletricidade para ter a mesma autonomia. É muito dinheiro no mês que agora vai parar em seu bolso. A gama de veículos elétricos está crescendo aos poucos na Argentina. No ano que vem, planejamos vender uns 400 Renault E-Tech. Metade serão unidades do Megane E-Tech. Queremos que nossos anúncios de mobilidade seja mais do que estratégias de marketing ou comunicação. Queremos que o clientes use as novas soluções e ganhe dinheiro com elas.
- Por que não oferecem um serviço de car-sharing para todo tipo de público, como algumas concorrentes estão fazendo?
Porque as estatísticas não apoiam estas propostas. A taxa de utilização dos carros destinados para car-sharing na Argentina não supera os 10%. Assim, 90% dos automóveis ficam parados e sem uso. Acontece o contrário com os veículos destinados para uso profissional: 90% do tempo estão em funcionamento.
- O terceiro pilar da apresentação da Renault em Paris foi a proposta de voltar a ter carros emocionantes de guiar. Até anunciou a intenção de voltar a participar do Mundial de Really. Como isto será traduzido para a estratégia na América Latina?
Na Argentina e em outros mercados emergentes haverá uma transição entre a linha atual e a que estamos vendo no Salão de Paris. Algo que começará a se ver com a chegada do Megane E-Tech. E em 2024, haverá um SUV específico para o mercado latino-americano. Não substituirá os atuais Duster e Captur. Será um SUV com motor a combustão e um desenho bem Renault.
- E o que acontecerá com o espírito esportivo da Renault? Acabou de desativar a divisão RenaultSport para concentrar-se na estratégia da Alpine.
Hoje a marca esportiva e de competição do Grupo Renault é a Alpine. Sabemos que o fim da RenaultSport foi uma medida dura para os fãs. A Renault já não participava de competições em algumas regiões, masa inda tinha uma imagem muito forte. Outro dia, uma equipe ganhou os 200 Km de Buenos Aires com um Renault e todos diziam que "a Renault ganhou", apesar de não ser uma equipe oficial. Sabemos que a Fórmual 1 seguirá sendo um terreno exclusivo da Alpine, que é uma marca que poderia chegar à Argentina em algum momento. Porém, creio que não há condições agora, porque a Alpine está avançando para uma renovação de sua linha de carros, que serão 100% elétricos em breve.
- Faz um tempo que a Renault estava testando os A110 na Argentina. Estes testes antecipam algo para o futuro?
Não necessariamente. A Argentina tem uma equipe de engenharia bem avanaçada e é um país com todos os tipos de gerreno, que permitem avaliar carros em todas as condições climáticas e de solo. Protótipos da Renault em testes na Argentina nem sempre são um sinal de que estes modelos serão comercializados no país. Dito isso, tenho que admitir: gostaria muito de ter a linha da Alpine na Argentina em algum momento.
- Há algumas semanas, o ministro de Produção da Argentina, José Ignacio de Mendiguren, anunciou que a Renault fabricará a nova Oroch em Córdoba. No entanto, a marca emitiu um comunicado desconversando sobre o anúncio. Em que etapa se encontra o investimento para produzir uma nova plataforma em Santa Isabel?
Estamos trabalhando e avançando, porém trata-se de um veículo que ainda não foi aprovado. O anúncio oficial deveria ser acompanhado por um investimento para a Fábrica em Santa Isabel, cujos detlahes ainda não foram definidos. Estamos avançando bem, porém ainda não está aprovado nem sequer temos o nome do modelo confirmado. Compreendo que exista um pouco de ansiedade por parte do governo, porque trata-se de um projeto que será uma boa notícia para o país. Será um desenvolvimento específico para nossa região e a Argentina será o único país do mundo que o fabricará.
Em entrevista com Fabrice Cambolive, Motor1.com pôde saber um pouco mais sobre este novo produto que será produzido na Argentina. Tudo indica que será uma picape, segundo o executivo.
- Hoje a Renault Alaskan permanece em produção apenas na fábrica da Renault na Argentina. Terá uma substituta no futuro?
Tenho que dizer que, na Renault, sabemos que não podemos estar no mercado da América Latina sem uma boa oferta de picapes. Estamos trabalhando para tomar uma decisão neste segmento e anunciaremos em breve. É claro que nessa estratégia a Argentina será levada em conta, sem dúvida.
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