Volkswagen Taos ganha reestilização na China com traseira de T-Cross
Fotos divulgadas pelo governo local revelam as mudanças no design, só que vai demorar para chegar ao Brasil
Há um mês, o Motor1.com publicou as primeiras fotos de um protótipo do Tharu, a versão chinesa do Volkswagen Taos, preparando sua reestilização. Apesar de ter uma frente diferente em comparação ao modelo global, o resto do seu design é idêntico, então deve adiantar a mudança prevista para o Taos. E nem precisamos mais ficar esperando pelos flagras, pois o governo chinês divulgou imagens do SUV médio totalmente limpo
Estas imagens foram divulgadas pelo ministério da indústria chinês, como parte do processo de homologação de novos veículos - algo que acontece com frequência e sempre estraga a surpresa para as marcas que preparam o lançamento primeiro na China. Elas mostram o Tharu sem camuflagem e algumas de suas diferenças de acorodo com as versões.
Como a traseira é a parte que mais deve inspirar a reestilização do Volkswagen Taos vendido aqui e no resto do continente americano, vamos falar primeiro dela. Como adiantamos, a fabricante realmente trouxe as lanternas interligadas para o SUV médio, com um estilo bem próximo do T-Cross, usando um aplique escurecido. Não sabemos se será somente uma cobertura escurecida como no seu irmão menor, ou se terá alguma iluminação. O para-choque também foi redesenhado, ganhando uma linha cromada com um formato semelhante ao usado pela peça na dianteira.
A frente já era bem diferente, mais parecida com o enorme Atlas oferecido nos EUA do que com os últimos SUVs globais da Volkswagen. Segue com uma grade retangular, porém com apenas uma linha horizontal, que vai até os faróis e deve ser iluminada como no Taos. Falando nos faróis, esta é a parte que mais mudou na nova dianteira, com um formato diferente e que se estica na parte superior, seguindo a linha de cintura. É um estilo que a VW não usou em nenhum carro até o momento. Logo abaixo está o para-choque renovado, utilizando linhas no contorno da nova entrada de ar (que podem ser cromadas, cinzas ou pretas, dependendo da versão).
Desta vez, não tem o documento que normalmente acompanha as fotos, falando da motorização. Uma indicação é o emblema 200TSI na tampa do porta-malas, o que significa que manterá a versão 1.2 turbo de 118 cv e 20,4 kgfm (200 Nm) de torque, o motor mais básico oferecido na China. De acordo com o site Auto Home, o 1.4 TSI de 150 cv sairá de linha, substituído pelo 1.5 TSI com a mesma potência, porém mais econômico. A variante mais cara deve seguir com o 2.0 TSI de 190 cv e com tração integral 4MOTION.
A divulgação das imagens pelo governo chinês indica que a reestilização do Tharu estreará em logo no país, possívelmente no começo do ano que vem. No caso do Volkswagen Taos, teremos que esperar mais alguns anos para ver a renovação visual, já que o carro fez sua estreia em 2021 - o modelo chinês foi lançado em 2018, por isso está mudando antes. Assim, só devemos conhecer a reestilização do Taos feito na Argentina entre 2024 e 2025.
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