Renault terá SUV-cupê feito em parceria com a Geely com DNA de Volvo
Novo modelo está sendo desenvolvido na Coreia do Sul e já começa a aparecer em teasers
A Renault tem dado atenção especial ao segmento de SUVs com lançamentos importantes e sinaliza que seguirá firme e forte na estratégia pelos próximos anos. A marca terá novidades de peso na categoria e atuará tanto de forma independente quanto através de parcerias com outras empresas. É o caso, por exemplo, da aliança firmada com a chinesa Geely para desenvolvimento conjunto de inédito SUV com pegada cupê.
A aproximação entre as duas marcas foi iniciada com a compra de 34% das ações da divisão sul-coreana da Renault por parte da Geely. A subsidiária, até então conhecida como Renault Samsung, agora se chama Renault Korea Motors e está sendo responsável pelo andamento do projeto. Além disso, desenvolverá e produzirá em parceria com a chinesa conjuntos mecânicos híbrido na fábrica sul-coreana de Bulsan.
Novo modelo será maior que o Samsung XM3, versão coreana do Renault Arkana
Voltando ao SUV, tudo indica que o projeto está com desenvolvimento bastante adiantado e que o lançamento não deve demorar para acontecer. Em teaser divulgado recentemente, a marca mostra a silhueta da novidade e revela aspectos importantes do design. O modelo terá porte médio e carroceria com traços característicos de cupês, incluindo traseira com caimento diferenciado, spoiler integrado e linha de cintura alta. Destaque ainda para as proporções bem definidas e vincos bem marcados.
Mecanicamente, o cross-cupê será baseado na plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture), a mesma que sustenta os modelos Volvo XC40, Lynk & Co e Geely Tugella. A chinesa, vale lembrar, é controladora da Volvo e por isso o compartilhamento da arquitetura. Além disso, é certo que o modelo será vendido em versões híbridas e equipado com os mais modernos recursos de segurança e assistência da empresa.
O lançamento está programado para 2023 e a chegada ao mercado acontecerá em 2024, com produção na própria Coreia do Sul. O mercado local será o principal a ser abastecido, mas a chegada a outros países também está confirmada.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Duster terá versão com sistema híbrido e tração 4x4
Jeep admite: foram "longe demais" nos preços dos SUVs
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Honda ADV 160 2025: cara sim, ruim jamais
Nova geração do Sandero estreará em 2027 e resistirá à influência dos SUVs
Stellantis quer rival francesa para Bentley e Rolls-Royce
Renault se posiciona sobre fusão de Nissan e Honda