A Renault tem dado atenção especial ao segmento de SUVs com lançamentos importantes e sinaliza que seguirá firme e forte na estratégia pelos próximos anos. A marca terá novidades de peso na categoria e atuará tanto de forma independente quanto através de parcerias com outras empresas. É o caso, por exemplo, da aliança firmada com a chinesa Geely para desenvolvimento conjunto de inédito SUV com pegada cupê.
A aproximação entre as duas marcas foi iniciada com a compra de 34% das ações da divisão sul-coreana da Renault por parte da Geely. A subsidiária, até então conhecida como Renault Samsung, agora se chama Renault Korea Motors e está sendo responsável pelo andamento do projeto. Além disso, desenvolverá e produzirá em parceria com a chinesa conjuntos mecânicos híbrido na fábrica sul-coreana de Bulsan.
Novo modelo será maior que o Samsung XM3, versão coreana do Renault Arkana
Voltando ao SUV, tudo indica que o projeto está com desenvolvimento bastante adiantado e que o lançamento não deve demorar para acontecer. Em teaser divulgado recentemente, a marca mostra a silhueta da novidade e revela aspectos importantes do design. O modelo terá porte médio e carroceria com traços característicos de cupês, incluindo traseira com caimento diferenciado, spoiler integrado e linha de cintura alta. Destaque ainda para as proporções bem definidas e vincos bem marcados.
Mecanicamente, o cross-cupê será baseado na plataforma modular CMA (Compact Modular Architecture), a mesma que sustenta os modelos Volvo XC40, Lynk & Co e Geely Tugella. A chinesa, vale lembrar, é controladora da Volvo e por isso o compartilhamento da arquitetura. Além disso, é certo que o modelo será vendido em versões híbridas e equipado com os mais modernos recursos de segurança e assistência da empresa.
O lançamento está programado para 2023 e a chegada ao mercado acontecerá em 2024, com produção na própria Coreia do Sul. O mercado local será o principal a ser abastecido, mas a chegada a outros países também está confirmada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta
Teste Renault Kardian Evolution MT: manual, mas tão bom quanto o automático
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Mitsubishi terá mais dois SUVs da Renault com logotipos trocados