Toro, Compass e Commander: escolher motor diesel é até R$ 53 mil mais caro
Versões idênticas com motor 1.3 turboflex saem bem mais barato na hora da compra
Até antes da pandemia, escolher pela versão a diesel de um modelo que oferecesse tal opção até poderia ser um bom negócio. O combustível era mais barato que a gasolina e oferecia uma autonomia maior, o que compensava o custo extra. Só que hoje, com o diesel S10 saindo em média por R$ 6,66 o litro e a gasolina por R$ 4,79 o litro, a história é outra.
Os valores dos combustíveis estão atualizados conforme o último relatório da ANP para os preços médios no Brasil na semana até 2 de outubro. A diferença deixa a proposta de se gastar mais num modelo de mesma versão, mas com motor a diesel, mais difícil de justificar. Separamos especificamente uma comparação de configurações de Fiat Toro, Jeep Compass e Jeep Commander, que possuem versões iguais se diferenciando apenas pelo combustível usado pelo propulsor
T270 x TD350: muda mais que o motor
Antes de entrar nos valores, vale relembrar o que cada um dos propulsores entrega. No caso do turbo flex, chamado de T270, trata-se de um 1.3 capaz de entregar até 185 cv de potência a 5.750 rpm e 27,5 kgfm de torque a 1.750 rpm quando abastecido com etanol, sempre em conjunto a uma transmissão automática de 6 marchas. A tração é sempre dianteira nesse caso e os números são válidos para Toro, Compass e Commander dotados desse propulsor.
No caso do diesel há uma diferenciação. Toro e Compass usam o TD350, enquanto o Commander tem uma variante mais forte: a TD380. A base é o mesmo 2.0 turbodiesel para todos, mas no primeiro caso o propulsor entrega 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm. Já o segundo tem a mesma potência, mas o torque vai a 38,7 kgfm na mesma faixa de rotação. O que as versões a diesel do trio trazem em comum - e a mais na comparação com o flex - é a utilização de um câmbio automático já com 9 marchas e a adição de tração integral.
Fiat Toro: de flex a diesel por até R$ 39.500
Começando pela Fiat Toro, a picape oferece as versões Freedom e Volcano tanto com o T270 quanto com o TD350. No caso da primeira configuração, ela traz de série independente do propulsor ar-condicionado, painel de instrumentos com tela de 7", controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, 6 airbags, sensor de ré, luz diurna de LED, direção elétrica, piloto automático, faróis full-LED, faróis de neblina de LED, sistema multimídia com tela de 8,4", rodas de 17", trocas de marchas por aletas no volante, câmera de ré, volante em couro, apoio de braço frontal, capota marítima, maçanetas e espelhos na cor do carro.
Já a versão Volcano acrescenta ainda sensor de estacionamento dianteiro, carregador por indução, airbag de joelho para o motorista, bancos de couro, banco do motorista com regulagem elétrica, chave presencial, rodas de 18", sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisores com rebatimento elétrico, LEDs internos, maçanetas cromadas.
Veja a diferença de preço das versões Flex e Diesel:
Fiat Toro | Flex | Diesel | Diferença em R$ | Diferença em % |
Freedom | R$ 153.600 | R$ 192.900 | R$ 39.300 | 25,59% |
Volcano | R$ 168.000 | R$ 207.500 | R$ 39.500 | 23,51% |
Jeep Compass: de flex a diesel por R$ 47.300
Já no caso do Jeep Compass, as versões que podem ser adquiridas tanto com o motor turbo flex quanto com o turbodiesel são as Longitude e Limited. A primeira já conta com seis airbags, central multimídia com tela de 10,1”, faróis de LED, faróis de neblina de LED, controle de estabilidade, ar condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial, sensores de chuva e crepuscular, quadro de instrumentos de 3,5”, bancos de couro, quadro de instrumentos de 7”, retrovisores elétricos, aletas no volante, retrovisor eletrocrômico e novas rodas de 18” pintadas.
Já a segunda é um pouco mais completa e acrescenta quadro de instrumentos digital com tela de 10,25”, teto preto, rodas de 19” diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico do motorista, parafusos antifurto nas rodas e airbag de joelho para motorista (sete no total).
Veja a diferença de preço das versões Flex e Diesel:
Jeep Compass | Flex | Diesel | Diferença em R$ | Diferença em % |
Longitude | R$ 179.990 | R$ 227.290 | R$ 47.300 | 26,28% |
Limited | R$ 201.990 | R$ 249.290 | R$ 47.300 | 23,42% |
Jeep Commander: de flex a diesel por até R$ 53.000
No caso do Jeep Commander são duas versões: Limited e Overland, ambas oferecendo tanto motor flex quanto diesel. A primeira traz de série painel de instrumentos digital, central multimídia e sistemas de assistência ao motorista, como alerta de ponto-cego, piloto automático adaptativo, assistente de faixa e frenagem automática, assim como assistente de estacionamento automático. Já a Overland ainda acrescenta teto-solar panorâmico, rodas de 19" e outros detalhes em acabamento.
Veja a diferença de preço das versões Flex e Diesel:
Jeep Commander | Flex | Diesel | Diferença em R$ | Diferença em % |
Limited | R$ 236.990 | R$ 289.990 | R$ 53.000 | 22,36% |
Overland | R$ 262.990 | R$ 314.990 | R$ 52.000 | 19,77% |
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte