Chevrolet Trax 2024: antigo "Tracker" é substituído pelo belo Seeker nos EUA
Novo SUV ocupa posição de acesso no portfólio, sendo o veículo mais barato da marca no mercado norte-americano
Depois de aproximadamente 7 anos de mercado sem grandes mudanças, o Chevrolet Trax finalmente troca de geração nos Estados Unidos. Como previsto, o modelo seguiu caminho diferente daquele adotado pela General Motors do Brasil e não tem qualquer relação como o Tracker vendido aqui (ambos eram o mesmo carro na linhagem anterior). O novo é maior, mais estiloso e, na prática, a versão norte-americana do Seeker chinês.
Por fora, o Trax 2024 segue a nova identidade visual da Chevrolet, mas traz diferenças em relação ao irmão oriental. Na frente, conjunto óptico dividido em dois andares segue chamando atenção, porém o para-choque foi resenhado e agora tem aparência mais esportiva. A porção central tem elementos em preto brilhante e design que varia conforme cada versão. Há ainda rodas com desenho exclusivo (17,18 ou 19 polegadas) e paleta de cores com tonalidades mais alinhadas ao gosto local.
Na cabine, a receita do exterior também foi mantida. Ou seja, o design geral é o mesmo, mas a Chevrolet incrementou detalhes para gerar diferenciação em relação ao Seeker. É o caso do revestimento dos bancos (que variam conforma cada versão) e dos apliques do painel. Mudam também os gráficos do painel digital e da central multimídia, que pode ser de 8 ou 11 polegadas com conexão Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
A gama de versões é composta pelos acabamentos LS, 1RS, LT, 2RS e Activ. Dependo do caso, a lista de equipamentos inclui freios a disco nas quatro rodas, cancelamento de ruído ativo, partida por botão, ar-condicionado automático, carregamento sem fio para smartphones e controle de cruzeiro adaptativo.
Entre os recursos de segurança e assistência à condução, destaque para frenagem automático de emergência com detecção de pedestre, assistente de manutenção de faixa, alerta da colisão frontal, faróis automáticos IntelliBeam, alerta de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado, assistente de estacionamento, entre outros.
Sob o capô, o motor 1.2 turbo a gasolina entrega 139 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. As vendas nos Estados Unidos serão iniciadas em 2023, com preços a partir de US$ 21.495 (R$ 112.000 numa conversão direta). Na prática, o Trax 2024 será o veículo mais barato da Chevrolet nos EUA. Ficará posicionado como opção de entrada do portfólio, logo abaixo do Trailblazer. Este, aliás, corre sério risco de sair de linha (como já aconteceu na China).
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Tracker: fim de linha nos EUA sucedido pelo Trailblazer
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Chevrolet Tracker antigo ganha novo motor 1.4 turbo nos EUA
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato
Governo de SP prova que não está nem aí para carros elétricos
Teste Chevrolet Trailblazer High Country: uma viagem no tempo com o SUV 2025