Com 2.477 kgfm de torque, sistema da ZF estreará em 2023 em caminhão DAF
Sistema de propulsão elétrica Ce Trax2 da empresa vai além da eficiência
A ZF apresentou na IAA Transportation 2022, maior evento voltado a veículos comerciais e transportes do mundo, inovações de ponta que ajudarão a montadoras desenvolverem veículos comerciais eletrificados. Uma das novidades foi o novo sistema de acionamento central elétrico que gera 489 cavalos de potência e 2.477 kgfm de torque.
Batizado de CeTrax 2, o novo sistema de acionamento central elétrico da ZF é uma solução que permite a rápida eletrificação de plataformas de veículos existentes, entregando alta potência e torque. Criada para veículos de até 44 toneladas, o conjunto tem 385 kg com concepção leve e um nível de eficiência no uso de energia de até 96%.
ZF CeTrax2 combina 2 motores elétricos e entrega 489 cv
O CeTrax 2 foi totalmente desenvolvido pela ZF, com dois motores elétricos de alto desempenho refrigerados a óleo, além de dois inversores de carboneto de silício de 800 volts. Outra novidade é transmissão de três velocidades.
ZF na IAA 2022 em Hannover - Alemanha
Com todos os principais componentes integrados em uma única unidade, a solução permite que as montadoras ofereçam opções de powertrain convencionais (com motores a combustão) e elétricos em uma única plataforma de veículo. Com potência contínua de 360 kW (489 cv) e uma saída máxima de torque de 24.700 Nm (2.447 kgfm), o CeTrax 2 é acionado com mudanças de marcha suaves e quase imperceptíveis graças à nova transmissão. Com base nas décadas de experiência em transmissão e eletrificação da ZF, as mudanças de marcha são calculadas pela central eletrônica integrada e executadas automaticamente pelos atuadores eletrônicos.
Caminhão elétrico DAF equipado com CeTrax2
Ainda na IAA, a ZF anunciou que começará a produzir em série o CeTrax 2 no início de 2023, equipando um dos caminhões elétricos da fabricante DAF.
Galeria: ZF CeTrax2 - Acionamento elétrico para veículos pesados
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marcopolo lança o Nomade, motorhome diesel, automático e 4x4, por R$ 1,6 mi
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Scania na Fenatran: novidades vão do “mochilão” ao caminhão curinga
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Mercedes-Benz mostrará na Fenatran o Accelo com cara nova e mais versões
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW lança o Constellation 20.480, seu 1º 4x2 com motor de 13 litros